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Metas SMART, você conhece as vantagens?

Metas SMART, você conhece as vantagens?

Muitas pessoas trabalham bastante e saem do trabalho com a sensação de que não fizeram nada durante o dia. Elas trabalham duro, mas sentem que não alcançaram seus objetivos. Fica claro que é um problema mais de organização do que de qualquer outra coisa. Para isso existem as chamadas Metas SMART.

Porque muitas vezes o problema são as metas que você assume. Se você não focar seus esforços de maneira organizada, você vai apenas desperdiçar energia. Não importa quantas horas gasta fazendo as demandas, sem a sensação de sucesso você vai se desmotivar. E o objetivo das Metas SMART é deixar suas prioridades muito mais evidentes.

O que são Metas SMART?

Metas SMART são uma maneira de estabelecer objetivos

Quando falamos sobre Metas SMART, falamos sobre metas que são: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Isso significa que ele é um modelo que deixa seus objetivos mais evidentes, que são mais claros. 

Esse modelo foi desenvolvido por George T. Doran em artigo lançado em 1981 que falava sobre a importância de ter e definir objetivos. Também é importante, de acordo com o texto, buscar que essas metas respeitem o modelo sugerido. Enquanto o autor deixa claro que nem todas suas metas vão respeitar o SMART, você precisa se aproximar dele o máximo possível.

Metas SMART

Como definir metas SMART

Você quer trazer essas metas para o seu dia a dia? Veja como:

Specific (Específico)

A primeira etapa do SMART é ser específico

O primeiro passo para entrar nas Metas SMART é ser específico, saber o que você pretende alcançar. Não é preciso, ainda, saber como ou quem vai fazer a demanda, mas qual é o seu objetivo final. 

Depois, de posse do objetivo final, você começa a delimitar a linha de ação. Quantas pessoas vão ser responsáveis pela execução do projeto? Quais vão ser os recursos necessários? É em “Específico” que você determina isso.

Measurable (Mensurável)

Você já sabe o que quer, agora precisa medir

Não adianta você ter uma meta clara se você não souber como medir seu progresso. Na etapa mensurável você precisa descobrir quais são as métricas e como analisá-la. Aqui também é importante definir qual vai ser a meta nesses dados, qual o resultado que se planeja.

Achievable (Alcançável) 

Sua meta é realística

Aqui você vai precisar parar e refletir: você consegue atingir sua meta? Você tem capacidade e recursos para executar seu objetivo? Talvez seja preciso adequar o que você planejou nos passos anteriores para sua realidade. Mesmo que você não seja o gestor, você vai ter argumentos para provar seu ponto.

Relevant (Relevante)

Por que você tem essa meta?

Você já pensou no que planeja alcançar, em como medir seus resultados e se é possível atingi-lo, mas você já pensou no porquê? Por que você quer atingir essa meta? Ela é realmente importante, vale a pena despender tempo e recurso para executar essa demanda?

Time-Bond (Temporal)

Você precisa de um prazo

Uma demanda sem prazo não é importante, e provavelmente nunca vai ser executada. Já que está tudo definido, agora é hora de saber para quando é que você precisa entregar essa demanda. Estabeleça um prazo realista e de acordo com o tamanho de sua equipe.

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