Vendas
Como melhorar a retenção dos seus clientes?

Como melhorar a retenção dos seus clientes?

Todos que pesquisam e se informam sobre a arte de vender sabem que é muito mais fácil fazer negócios com quem você já vendeu no passado, em relação a quem ainda não comprou de você. A estimativa é que sua empresa gasta sete vezes mais quando vende para uma nova oportunidade. Isso significa que você precisa trabalhar para reter seus clientes.

Só esse argumento que é mais barato vender para quem já comprou anteriormente de você já é muito sólido. Mas existe muito mais. A possibilidade de contar em momentos de crise. A tendência de indicar sua empresa para conhecidos. Os lucros da fidelização. A retenção de clientes pode significar uma empresa saudável e uma empresa à beira da falência. 

Mas o que é retenção de clientes?

Reter clientes é fazer com que ele siga comprando de você

Não importa se você vende produto ou serviço, a retenção de clientes é fazer com que ele retorne. São estratégias desenvolvidas para dar motivos para que esse retorno seja mais comum e não exceção. 

Porque sim, é preciso trabalhar para reter seus clientes. Um trabalho bem feito com certeza é importante e ajuda, mas se você não desenvolver ações concretas os resultados vão ser apenas ocasionais. 

Quais os benefícios da retenção?

Mais vendas gastando menos por cliente

No final das contas o objetivo é sempre esse: reduzir o custo de aquisição por cliente. Usando estratégias de marketing digital você vai conseguir manter seus ganhos e também aumentar o conhecimento de marca, devido às indicações que você vai ganhar através de divulgação boca a boca.

Exemplos dessas estratégias estão upsell e cross sell, e também upgrades. Afinal: o cliente está retido, ele está comprando de você. Ofereça benefícios e ele vai também aumentar seu ticket médio.

Como fazer retenção de clientes

Você quer fazer a retenção de seus clientes? Veja aqui três dicas para ajudar:

1- Melhore seu atendimento

Seu atendimento é bom? Ser bom não é mais o bastante.

Se você quer reter seus clientes, você precisa oferecer o melhor atendimento possível. Você precisa garantir que seu relacionamento com cliente seja perfeito. 

2- Foque no pós-venda

A compra é só o começo do relacionamento com o cliente.

Você não pode esquecer do cliente depois da compra e achar que ele vai voltar naturalmente. É durante o pós-venda que você vai plantar as sementes da retenção. Aqui você vai oferecer os benefícios para que a fidelização ocorra.

3- Valorize seus clientes

Como você trata seus clientes mais antigos?

Oferecer benefícios para seus clientes é importante, e para os clientes que são mais fiéis é ainda mais. Programas de fidelização premiando aqueles que estão comprando com você por mais é algo muito benéfico. Quanto mais você “mimar” esses clientes, quanto mais eles acreditarem que são valorizados, mais leais eles vão se tornar.

O LeadStation e sua retenção de clientes

O LeadStation é uma solução que vai facilitar sua retenção.

Toda empresa que lida com vendas precisa de um CRM para ajudar nos processos. E o LeadStation é um gestor de vendas que fica na nuvem e reúne todas as informações sobre seus clientes. No seu celular você vai encontrar toda a trajetória pela qual ele percorreu.

Com indicadores e processos para facilitar na fidelização, como soma de pontos para premiação da fidelização, bem como avisos quando um contato fica muito tempo sem interagir. Tudo para que você consiga fazer um trabalho de retenção para sua empresa.