Vendas
Ciclo de vendas, como medir?

Ciclo de vendas, como medir?

Vender não é tão fácil ou rápido quanto as pessoas pensam que é. Ou que os próprios vendedores gostariam que fosse. Fechar negócio é um processo que, às vezes, pode ser bastante complexo e demorado. Chamamos de “ciclo de vendas” esse período. E saber medi-lo é fundamental para garantir a organização de sua empresa.

Porque é preciso saber quanto tempo você leva para fechar negócio. Todo o planejamento de sua empresa depende de uma noção. Afinal, como você vai saber quanto vai ter de lucro, em um mês, se você não sabe quando vai entrar o dinheiro da venda.

O que é o ciclo de vendas

Ciclo de vendas é todo o período entre a captação e a conclusão do negócio.

Cada tipo de negócio tem um tempo diferente de negociação. Se você trabalha com o varejo, pode esperar pouco. Se você trabalha com software, ou outro trabalho ligado a venda consultiva, esse ciclo pode ser bem mais longo (o que, como na maioria das vendas complexas, também significa um ticket médio mais substancial).

Por que eu preciso saber qual é o meu ciclo?

Saber quando você vai receber é central para o planejamento de sua empresa

Determinar com precisão qual é a duração do seu ciclo de vendas vai impedir que ocorram imprevistos com sua organização financeira. Porque você pode estar prospectando clientes que vão gerar lucro só no mês seguinte. É uma situação perigosa, se você não está preparado como deveria.

Como medir esse ciclo de vendas

Para medir qual é seu ciclo de vendas, basta fazer a média da duração de suas negociações.

Ok, você já entendeu o que é ciclo de vendas e sua importância, e agora precisa qual é o ciclo de sua empresa? Isso é muito simples, basta somar o tempo total de todas as transações em um determinado período e fazer a média. Recomendamos que esse processo seja mensal, para você detectar as variações do ciclo com o passar do tempo.

Por exemplo: no último mês você teve cinco negociações. Elas duraram 17, 19, 25, 15 e 16 dias. Isso dá um total de 92. Você divide isso pelo número de negociações (no caso, 5). O ciclo de vendas médio, no período, foi de 18,4. Note, porém, que esse é o valor de um único mês. Enquanto a tendência é essa, com o passar do tempo e o acúmulo de dados, você vai ter uma precisão ainda melhor.

A importância do CRM no ciclo de vendas

A organização de seus processo vai torná-los mais ágeis

Muitas vezes existem meios de encurtar o seu ciclo de vendas, coisas simples que podem passar despercebidas. Uma delas é a organização dos seus processos. Quantas vendas não acabam mais lentas porque o vendedor não faz o acompanhamento devido, demora para responder ou enviar as informações que o cliente precisa. Um CRM vai ser capaz de organizar seus processos, encurtando o ciclo.

O LeadStation é um gestor de vendas online, um CRM que armazena todas as suas informações na nuvem, e pode ser usado tanto em computador quanto em smartphones Além de oferecer importantes métricas, para que você entenda como está o desempenho de sua equipe de vendas, ele também faz o acompanhamento de toda a jornada de venda, com diversas automações para facilitar esse trabalho.

Com o LeadStation você vai poupar tempo e reduzir o seu ciclo de vendas. Confira!

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