Inbound Marketing
Marketing de conteúdo: por que é essencial para o seu negócio?

Marketing de conteúdo: por que é essencial para o seu negócio?

Você procura fazer ações ou produzir conteúdos que atraiam e envolvam o seu público? Sabe a importância disso para conseguir converter mais? O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficaz para alcançar e engajar o público, além é claro, de em algum momento conseguir convertê-lo a seu cliente.

Muitas pessoas que trabalham com marketing e vendas já ouviram falar pelo menos um pouco sobre isso. Mas mesmo que você saiba sobre, é importante mencionarmos o conceito dessa estratégia e os benefícios de utilizá-la. Depois, explicaremos brevemente um passo a passo de como começar a criar um planejamento de Marketing de Conteúdo! 

O que é o marketing de conteúdo? 

Atração, envolvimento e conversão do seu público-alvo: É o que você quer? Então faça marketing de conteúdo!

O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve a criação e compartilhamento de materiais relevantes e valiosos para atrair, envolver e converter o público-alvo. Em vez de se concentrar apenas na promoção direta de produtos ou serviços, essa “forma de fazer marketing”, busca fornecer informações úteis, educar o público e construir relacionamentos sólidos.

Através dessa estratégia, as empresas podem gerar autoridade, aumentar a visibilidade online e impulsionar o engajamento, resultando em um maior alcance e fidelização dos clientes.

Benefícios de utilizar o marketing de conteúdo 

Envolva seu público e tenha mais chances de conversão e venda

São inúmeros os benefícios de implementar essa estratégia em seu marketing. Mas confira abaixo alguns dos principais: 

  • Atrai e envolve o seu público-alvo
  • Gera maior autoridade e aumenta sua credibilidade
  • Melhora o posicionamento do site da sua empresa nos mecanismo de busca
  • Auxilia na geração de leads e aumenta o número das conversões
  • Amplia o alcance do seu negócio nas redes sociais 
  • Auxilia no processo de educação do cliente sobre os produtos ou serviços da empresa, auxiliando na tomada de decisão
  • Permite a segmentação e personalização dos conteúdos, além de outros. 

Esses são alguns dos principais benefícios do uso do Marketing de Conteúdo! Se você implementar em suas estratégias o sucesso é garantido. 

7 Passos para criar um planejamento de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo deve ser planejado antes de ser colocado em prática

Separamos de maneira resumida alguns passos para você começar o seu planejamento de marketing de conteúdo. Confira abaixo:

1) Defina os objetivos

Antes de qualquer planejamento e antes de qualquer ação é sempre fundamental entender quais são os objetivos que me levam a querer iniciar uma nova estratégia. 

2) Conhecer o público-alvo é fundamental

Esse passo também é de extrema importância. É necessário entender o seu público-alvo para criar conteúdos relevantes para ele. Realize pesquisas, faça entrevistas com seus consumidores, analise dados e crie personas que representem seus clientes ideais. 

3) Analise tudo o que já foi feito em seus canais de comunicação

Antes de começar a criar novos conteúdos, é importante revisar o que você já possui. Avalie seu blog, redes sociais, e-mails e outros canais de comunicação. Identifique os pontos fortes e fracos do seu conteúdo atual e determine o que pode ser aprimorado ou repensado. 

4) Defina os canais que serão utilizados

Antes de começar a produção de conteúdo é importante definir quais serão os canais de distribuição dos conteúdos, por exemplo: E-mail marketing, landing pages, Facebook,  Instagram, entre outros. 

5) Comece a desenvolver os conteúdos

Lembre-se de criar conteúdos relevantes. Se você for produzir algum conteúdo para blog, produza um conteúdo completo informando sua audiência sobre algo do seu interesse. No final desse artigo de blog você pode colocar uma CTA (Call To Action) direcionando para uma landing page para o seu usuário baixar um e-book, por exemplo. 

Uma técnica que pode também ser utilizada em seus conteúdos é a de storytelling. O storytelling envolve seu público-alvo com uma histórica, gera aproximação e empatia.  

Atenção: Não esqueça de adaptar os seus conteúdos conforme cada canal de distribuição. Exemplificando, um e-mail é diferente de um post de rede social. 

6) Publique, acompanhe e analise a recepção dos conteúdos

Depois de ter seus conteúdos criados e adaptados para cada meio de comunicação, faça a distribuição. Agende as publicações em dias e horários que façam sentido para você. Lembre-se de analisar como foi a recepção do seu público, se houve engajamento, abertura, cliques, por exemplo. 

7) Integre o seu CRM LeadStation

Para finalizar integre o seu CRM com suas redes sociais e tenha seus leads unificados em um lugar só. Isso facilita na hora de vender, pois seu vendedor terá acesso de maneira muito mais simples a todas informações e histórico de interações necessárias para dar prosseguimento no negócio. 

Quer saber como? Conheça a plataforma de CRM LeadStation.