Muitas pessoas trabalham bastante e saem do trabalho com a sensação de que não fizeram nada durante o dia. Elas trabalham duro, mas sentem que não alcançaram seus objetivos. Fica claro que é um problema mais de organização do que de qualquer outra coisa. Para isso existem as chamadas Metas SMART.
Porque muitas vezes o problema são as metas que você assume. Se você não focar seus esforços de maneira organizada, você vai apenas desperdiçar energia. Não importa quantas horas gasta fazendo as demandas, sem a sensação de sucesso você vai se desmotivar. E o objetivo das Metas SMART é deixar suas prioridades muito mais evidentes.
Quando falamos sobre Metas SMART, falamos sobre metas que são: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Isso significa que ele é um modelo que deixa seus objetivos mais evidentes, que são mais claros.
Esse modelo foi desenvolvido por George T. Doran em artigo lançado em 1981 que falava sobre a importância de ter e definir objetivos. Também é importante, de acordo com o texto, buscar que essas metas respeitem o modelo sugerido. Enquanto o autor deixa claro que nem todas suas metas vão respeitar o SMART, você precisa se aproximar dele o máximo possível.
Você quer trazer essas metas para o seu dia a dia? Veja como:
O primeiro passo para entrar nas Metas SMART é ser específico, saber o que você pretende alcançar. Não é preciso, ainda, saber como ou quem vai fazer a demanda, mas qual é o seu objetivo final.
Depois, de posse do objetivo final, você começa a delimitar a linha de ação. Quantas pessoas vão ser responsáveis pela execução do projeto? Quais vão ser os recursos necessários? É em “Específico” que você determina isso.
Não adianta você ter uma meta clara se você não souber como medir seu progresso. Na etapa mensurável você precisa descobrir quais são as métricas e como analisá-la. Aqui também é importante definir qual vai ser a meta nesses dados, qual o resultado que se planeja.
Aqui você vai precisar parar e refletir: você consegue atingir sua meta? Você tem capacidade e recursos para executar seu objetivo? Talvez seja preciso adequar o que você planejou nos passos anteriores para sua realidade. Mesmo que você não seja o gestor, você vai ter argumentos para provar seu ponto.
Você já pensou no que planeja alcançar, em como medir seus resultados e se é possível atingi-lo, mas você já pensou no porquê? Por que você quer atingir essa meta? Ela é realmente importante, vale a pena despender tempo e recurso para executar essa demanda?
Uma demanda sem prazo não é importante, e provavelmente nunca vai ser executada. Já que está tudo definido, agora é hora de saber para quando é que você precisa entregar essa demanda. Estabeleça um prazo realista e de acordo com o tamanho de sua equipe.
O LeadStation é um CRM de vendas, capaz de acompanhar sua negociação por toda sua jornada, sempre com informações muito claras sobre o seu status. Ele pode ser usado tanto por celular quanto por computador de mesa, porque seu banco de dados fica na nuvem.
Se você estiver trabalhando com Metas SMART de vendas, você vai encontrar uma ferramenta com todas as métricas de vendas e também capacidade de colocar prazos e integrar com outras soluções. Tudo para que sua empresa funcione da melhor maneira possível.