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Gestão de Leads – 7 passos para conversão de leads

Gestão de Leads – 7 passos para conversão de leads

Se sua empresa trabalha com vendas, você precisa de uma estratégia clara de gestão de leads. Precisa de um roteiro para conduzir aquela oportunidade até a conversão e fidelização. E a função deste post é ajudar você a chegar lá.

O que é gestão de leads?

Chamamos de lead toda a oportunidade que surge para negociar

É alguém que, por algum motivo, entrou em contato com você e deixou uma forma de contato, seja telefone, seja e-mail. Gestão de leads é atrair, acompanhar e converter essa oportunidade, para que você consiga fechar os seus negócios.

Seu objetivo, com a gestão de leads, é que ele percorra o funil de vendas e chegue até o final, que é a compra e também a fidelização. Isso significa: capturar leads, nutri-lo, fechar o negócio e depois encantá-lo. Uma gestão correta é a diferença que vai aumentar sua taxa de conversão e o retorno de clientes.

Passos para sua gestão de leads:

Confira aqui sete passos para que você consiga uma gestão de qualidade. Esses passos são genéricos, porque dependendo do segmento as práticas de mercado podem ter algumas peculiaridades. Mas já é um bom ponto de partida, para quem quer se informar sobre marketing digital: 

1- Segmentação

Quanto melhor direcionados os seus esforços, mais resultado eles darão

Enfiar todos os seus contatos para receber todos os seus materiais pode parecer uma boa ideia, mas no final é só mais um meio de cansar sua base. As pessoas não querem contatos com promoções genéricas. Se você ficar enviando demais, elas vão cancelar sua inscrição.

O que você precisa é segmentar bem seus contatos. Dividir as pessoas por públicos, por produtos. Se você conseguir enviar o que as pessoas querem de sua empresa, sejam ofertas dos produtos que elas procuraram, seja conteúdo para nutrição, você vai estar nutrindo elas e aumentando suas chances de conversão. 

2- Faça conteúdo de qualidade

Você quer encantar seu cliente. Precisa pensar no que está enviando para ele.

Se ele veio até você com problemas, você precisa ajudar a solucioná-los. Claro que a solução é o seu produto, mas você pode usar esse conteúdo para educar o cliente nesse sentido. Não esqueça como funciona a jornada de compra.

3- Crie fluxos

Agora que você já sabe quem vai receber o seu material, é hora de definir qual material vai ser enviado. Fazer fluxos significa usar ferramentas para que o cliente receba o que foi determinado na ordem correta. Se você já está com seu conteúdo de qualidade pronto, basta fazer a seleção e a ordem de envio. Pense que você precisa primeiro informar, depois encantar para vender.

4- Resgate seus leads

Você está com contatos parados em sua base?

Sabia que é mais fácil e barato resgatá-los do que atrair novos? Ainda mais se forem pessoas que compraram com você no passado. 

Criar estratégias para recuperar essas oportunidades é fundamental para a gestão de leads. Desenvolva conteúdos e fluxos específicos para isso, para saber o que está acontecendo, se a pessoa realmente perdeu o interesse ou existe a possibilidade de retomar o contato.

5- Qualifique seus leads

Não ache que só porque o cliente já deu seu contato para você o trabalho acabou

Você precisa também qualificar esse lead, fazer com que ele tenha uma inclinação maior para comprar seu produto. Como fazer isso? Usando conteúdo para fazer com que ele perceba e entenda melhor o seu problema. Sabendo disso, ele vai começar a valorizar ainda mais o seu produto. 

Um mantra: clientes informados pagam melhor, pois percebem as suas necessidades e a importância do seu produto.

6- Invista na fidelização de seus clientes

O trabalho não termina com o negócio fechado

É preciso estar sempre em contato com o cliente, garantir que ele não se esqueça de você. Se você atender as necessidades dele e fizer um bom atendimento, pode ter certeza que sairá com vantagem na hora de uma segunda negociação. Ainda mais se seu produto é uma venda recorrente. 

Portanto, sempre trabalhe com conteúdos e fluxos para manter seus clientes engajados. É mais fácil fazer isso do que precisar ficar resgatando clientes de tempos em tempos.

7- Use um CRM

Viu como é bastante trabalho? Imagina tentar organizar isso tudo apenas com sua memória, ou talvez com planilhas. Você precisa de uma ferramenta capaz de ajudar em sua organização, se não você provavelmente vai perder diversas oportunidades. Quanto maior o seu negócio, mais você precisa de um aliado.

O seu principal aliado é o CRM

O gestor de relacionamento com o cliente reúne as informações sobre o cadastro, como foram as interações. Tudo isso fica registrado no seu CRM. Se for integrado com outras ferramentas, você vai ter uma visão ainda mais clara de tudo que acontece em sua empresa.

Conheça o LeadStation

O LeadStation é um gestor de vendas online, um CRM desenvolvido para atender seu negócio. Ele reúne todas as suas informações sobre os seus clientes, permite que você acompanhe em detalhes suas vendas, o trabalho de seus vendedores e seus indicadores em dashboards. O sistema é inteiramente personalizável, desenvolvido assim para atender as necessidades de sua empresa.

Existem diversas automações disponíveis, bem como avisos automáticos para clientes parados, vendas estagnadas e capacidade de segmentação. 

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