Marketing Digital
Gestão de Leads: o que você precisa saber a respeito

Gestão de Leads: o que você precisa saber a respeito

O trabalho de uma empresa que trabalha com marketing digital é, basicamente, atrair e converter leads. Mas e depois? Como você passa da barreira de ter o contato de alguém para efetivamente vender? Basta só ligar? Não, ainda existe um trabalho longo pela frente, e para isso você conta com a gestão de leads.

Isso porque existem muitas dicas e opções do que fazer com o lead. O lead vai para o setor de pré-venda? Ele entra em uma automação de e-mail? Em algum fluxo? E depois do negócio realizado, você deleta esse contato? Deixa arquivado? Coloca em sua lista de e-mails?

O que é gestão de leads?

Gestão de leads é o processo de gerar, acompanhar e converter seus leads, suas oportunidades. Ele segue o funil de vendas e trata de apresentar, educar, ensinar e converter as oportunidades.

Durante esse processo de gestão, sua empresa vai trabalhar o lead, fazer com que ele conheça seu produto e descobrir que possui a necessidade dele. 

Como fazer a gestão de leads?

Entenda o que você precisa fazer para que sua gestão de leads funcione, em cinco passos:

1- Segmentação

Você quer fazer uma gestão de leads? O primeiro passo é segmentar sua base de contatos. Enviar conteúdo para todos, sem se preocupar com os interesses de quem vai receber, é garantia de uma estratégia mal sucedida. Quanto mais você conseguir segmentar seu material, maiores as chances dele receber o material correto.

2- Fluxos e nutrição

Desenvolva fluxos automatizados de envios. Com eles, você vai conseguir determinar quais são os envios que seus clientes vão receber. Combinados com listas segmentadas, você vai poder enviar, seja e-mail marketing, seja SMS, WhatsApp ou outro, mensagens específicas para clientes específicos. Quanto mais personalizado o atendimento, melhor.

3- Conteúdo relevante

Quem trabalha com marketing digital sabe que desenvolver conteúdo relevante é uma das principais ações que você precisa tomar. Talvez a mais importante. Conteúdo é o que vai manter os clientes interessados, enquanto vai permitir que novas oportunidades surjam. 

O conteúdo vai permitir que você nutra o seu lead, que ele acredite em sua autoridade e seja fidelizado. É o conteúdo que vai levar o lead pelas próximas etapas do funil.

4- Qualificação

A qualificação é fundamental para que sua empresa consiga fechar negócio com seus leads. Munido do conteúdo correto, a oportunidade vai perceber como sua empresa possui a solução que ele precisa. Clientes corretamente qualificados possuem mais chance de fechar negócio, e muitas vezes pagando mais.

5- Use automação

Para conseguir transmitir o conteúdo ideal, e garantir que seus leads sempre recebam o material desejado, você precisa usar automação. Quanto mais você deixar nas mãos de robôs, mais garantia você terá de que esse trabalho será realizado corretamente.

O Leadstation na gestão de leads

O Leadstation é um gestor de vendas online, um CRM capaz de registrar todas as informações sobre seus clientes, seus dados cadastrais e registro de interações. Por isso ele é um importante aliado na hora de fazer sua gestão de leads. Você vai poder acompanhar todo o desenvolvimento da negociação.

Você precisa fazer um trabalho de gestão de leads em sua empresa. E o Leadstation pode ajudar!