Empresas que trabalham com vendas sabem da importância de terem equipes capazes de resolverem situações. Muitas criam as chamadas “força de vendas”, mas achando que são apenas simples equipes de vendedores. Mas não é só isso, uma força de vendas é uma equipe capacitada para muito mais.
Quando falamos de “força de vendas”, estamos falando de um grupo cuja função é: resolver os problemas de seus clientes e garantir sua satisfação. Ela vai além da equipe comercial, envolve também marketing, atendimento ao cliente e até mesmo sucesso do cliente. É um time que acompanha todo o processo, passando por venda e até mesmo pós-venda.
Para funcionar, uma equipe de força de vendas precisa das seguintes características:
Se você quer que sua empresa tenha uma força de vendas, você precisa garantir que diferentes setores trabalhem de maneira organizada e alinhada. Os setores ditos anteriormente, como marketing, atendimento, vendas e sucesso do cliente, precisam trabalhar em conjunto.
Esse alinhamento vai fazer com que o marketing envie os melhores leads para o time de vendas, o que aumenta as chances de negócios fecharem e com uma necessidade de menos contatos. A equipe de vendas vai fornecer mais informações sobre o perfil deles. Depois, a equipe de sucesso do cliente vai garantir que ele consiga trabalhar com a ferramenta ou produto que adquiriu.
Para conseguir o melhor resultado, suas equipes precisam conhecer bem os seus clientes, suas oportunidades e também os seus produtos e ofertas. Conhecer o seu público e também o que sua empresa oferece é fundamental para que eles possam resolver as necessidades de seus clientes. Saber o produto certo para a pessoa certa.
Isso significa sempre oferecer a solução correta, mas que também esteja de acordo com as necessidades da empresa. Não vender qualquer coisa, porque se seu produto não atender a necessidade do cliente, ele vai cancelar, ou não vai comprar mais de você. Por isso existe o setor de sucesso do cliente, para garantir sua satisfação.
Você decidiu que precisa melhorar a força de vendas de sua equipe? Veja aqui o que você precisa para atingir melhores resultados:
É preciso que seus colaboradores tenham o melhor desempenho possível, então eles precisam estar bem preparados. Para isso, sempre ofereça treinamentos e reciclagens. Conhecer o roteiro de vendas, seus produtos e também os clientes é fundamental.
O trabalho de gestão é fundamental para a entrega de resultados. Estar sempre acompanhando as métricas, o desempenho das equipes. As conversas individuais e em grupo, para alinhar perspectivas e métodos para os diferentes times, é fundamental também.
Para garantir a organização necessária para a força de vendas, você precisa de uma ferramenta capaz de organizar tudo. Um software que permite que as diferentes equipes compartilhem os mesmos dados e consigam todas permanecerem na mesma página.
O Leadstation é um CRM desenvolvido como gestor de vendas online. Com ele, diferentes setores de sua empresa terão acesso ao mesmo banco de dados, com informações sobre os clientes e oportunidades. No mesmo banco de dados existem informações sobre os produtos oferecidos.
Tudo isso em um dashboard personalizável, com uma linha do tempo que mostra as diferentes interações com o cliente. Também é possível colocar etiquetas nos catálogos, para que você sempre saiba o status do cliente. O próprio sistema avisa caso o cliente fique muito tempo sem atualizações.
Conheça o Leadstation, que pode ser uma importante ferramenta para a força de vendas de sua empresa.
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