Marketing Digital
Funil de vendas: o que é, para que serve, como montar um e quais insights ele oferece

Funil de vendas: o que é, para que serve, como montar um e quais insights ele oferece

A internet mudou o comportamento das pessoas em diversas esferas, entre elas a maneira com que elas compram e se relacionam com os produtos. Isso quer dizer que hoje existe um processo muito mais complexo do que apenas ir na loja, olhar algo e decidir comprar. O funil de vendas é a maneira teórica de entender esse novo processo de compra.

O que é um funil de vendas?

Fundamentado na jornada do cliente, o funil de vendas ilustra essa jornada. É um modelo estratégico que divide em etapas essa jornada, para uma melhor compreensão do processo. É possível usar essas etapas para entender melhor o prospect e desenvolver estratégias para cada uma dessas etapas.

Independente do que é o seu negócio, se você vende um produto ou serviço, o que importa é entender como essas etapas do funil se encaixam nas suas negociações. Saber localizar cada cliente e entregar esse material é fundamental para o sucesso de sua empresa. 

Mas quais são essas etapas? E como elas se encaixam em sua jornada de compra.

1- Topo de funil

É considerado o topo do funil aqueles usuários que, muitas vezes, sequer sabem que tem um problema ou dor, ou que recém estão começando a entender e descobrir esse problema. Eles estão criando consciência, e seu trabalho vai ser despertar essa consciência, nutrir e educar esse possível cliente.

Nessa fase você precisa ter um conteúdo bem didático, bem preparado para atrair pessoas que não tem experiência no que você quer falar. O cliente do topo do funil tem pouca experiência sobre o assunto, é necessário nutri-lo com as informações necessárias para conquistá-lo.

2- Meio do funil

No meio do funil é onde se encontram os leads. O possível cliente já foi convertido, ele encontrou sua empresa, seu conteúdo e já começou a consumir seu material. Ele, muito provavelmente, já sabe que possui um problema. Talvez não tenha uma visão muito completa sobre como ele pode resolvê-lo, mas está procurando respostas.

Apesar de parecer o contrário, esse não é o momento de tentar empurrar seu produto para o cliente. Agora é a hora de nutrir ainda mais esse usuário, para que ele entenda bem o seu problema e veja valor no seu produto. 

3- Fundo de funil

Agora sim, o cliente que chegou ao fundo do funil é aquele que está pronto para ser abordado. Ele já está bem informado sobre o seu problema, e já conhece seu produto, ou serviço, ainda que de maneira superficial. Agora é a hora de falar sobre sua empresa, sobre você, sobre o que você oferece. 

Aqui você e sua empresa vão precisar provar porque o cliente precisa escolher o seu produto. Você precisa ser referência, uma autoridade no assunto. Suas palavras precisam ter peso, ecoar. 

Como o Leadstation pode ajudar com o funil de vendas

Para conseguir um controle e capacidade de entender o funcionamento de todos os leads de sua empresa, é preciso que você tenha um CRM de qualidade. Nós recomendamos o Leadstation, um gestor de vendas online.

Se você não sabe o que é um CRM, é um gestor de relacionamento com o cliente. Ele funciona como um banco de dados que reúne informações sobre todos aqueles que enviaram dados para você. E não apenas dados cadastrais, como e-mail, nome ou telefone, mas também informações sobre as interações ocorridas.

O Leadstation é capaz de absorver esses dados em um gestor que fica armazenado na nuvem. Com uma linha do tempo, é possível saber quando ele abriu e-mail, abriu blog, se cadastrou e outros. É uma solução que pode mudar o controle e a capacidade de sua empresa. Vamos conversar? 

Veja também

Organizar suas vendas vai ajudar a aumentar suas vendas