Se sua empresa não está usando o e-mail marketing como um importante canal de comunicação de sua estratégia de marketing digital, você precisa repensar isso. O fato é que todo mundo tem um endereço de e-mail registrado e o abre pelo menos uma vez por dia. Quais modelos você envia para os seus clientes?
Porque sim, você precisa enviar e-mails para os seus clientes e suas oportunidades. A questão é como enviar. Existem diferentes modelos e estratégias que podem ser implementadas, de acordo com a sua empresa.
Vamos apresentar aqui modelos específicos, cada um usado com um objetivo específico. Confira:
Você sabe que quando o cliente oferece seus dados a sua empresa, ele se transforma em um lead. Esse lead, essa oportunidade, precisa receber uma mensagem. O mesmo quando é fechado negócio. O modelo de e-mail marketing de agradecimento serve para dar boas vindas, e caso isso se encaixe em sua estratégia, também pode servir para conduzir essa oportunidade em um funil de vendas.
Como o e-mail marketing possui excelentes índices de abertura, enviar conteúdo através desse canal é uma interessante opção para que seus leads sejam impactados por eles. Blog, cases de sucesso, promoções. Não importa. O importante é manter o contato aquecido e informado.
O clássico e-mail comercial. Sim, ainda é possível enviar mensagens com ofertas, promoções e produtos. O que você precisa é oferecer informações claras sobre os produtos e CTAs bem visíveis. O objetivo dessa mensagem é vender, garanta que tudo seja claro.
Semelhante ao e-mail marketing de compra, o modelo de divulgação serve, por outro lado, para convidar os leads para divulgar eventos. Não importa se é um evento presencial, como um jantar ou feira, ou um webinar, conferência ou outro acontecimento online.
Toda empresa possui sua coleção de êxitos, especialmente se é uma prestadora de serviços. Possuir esse histórico é obrigatório, bem como ser capaz de usar esses “cases de sucesso” como um argumento para venda e nutrição. Faça com que seus clientes conheçam mais sobre sua empresa, e o e-mail marketing é uma excelente oportunidade para isso.
Não duvide do potencial de e-mail marketing comemorando datas especiais, como aniversário, Natal e outros. Às vezes o importante é manter o canal de comunicação, não deixar que o cliente esqueça de você.
Pode parecer bobagem, mas o e-mail de apresentação é muito importante para o início do relacionamento com o cliente. Nem todos pesquisam antes de se tornar leads (até porque nem todo mundo tem consciência desse movimento), então ter um material explicando seu trabalho, sua empresa e o que esperar é uma oportunidade interessante.
Agora, você sabe como fazer essa apresentação? Em primeiro lugar, faça uma apresentação sucinta de sua empresa e explique como conseguiu o contato do lead. Depois fale sobre as necessidades que ele possui, e como você pode ajudá-lo. Seja sempre direto, não enrole, gere valor apresentando soluções, assim você vai conquistar sua atenção.
O CRM é o gestor de relacionamento com o cliente, ele reúne todas as informações que você precisa sobre seu público em um banco de dados. Esses dados são importantes para os envios, já que é necessário saber para quem você vai fazer os envios, até para saber o que enviar.
Nesses casos a integração é fundamental. Tanto o CRM quanto a ferramenta de marketing digital precisam estar conectadas para oferecer o melhor trabalho. Sabendo para quem são os seus disparos, sua empresa poderá desenvolver estratégias mais diretas para melhorar seus resultados.
O LeadStation foi desenvolvido como um gestor de vendas online, uma ferramenta de CRM que armazena suas informações na nuvem, facilitando seu acesso tanto com computadores de mesa quanto dispositivos móveis, como smartphones, por exemplo. Isso torna mais fácil o acompanhamento de seu trabalho.
O LeadStation pode ser usado inclusive para programar envios de e-mail marketing, caso ele já esteja conectado com uma ferramenta de disparos. É mais uma opção para organizar seu negócio e melhorar seu marketing digital.