Trabalhar com prospecção não é fácil. Encontrar possíveis clientes e oferecer seu produto é complicado e, muitas vezes, pouco efetivo. Nem todos estão prontos para isso, e queimar a largada pode atrapalhar mais do que ajudar. Para resolver esse problema, ou pelo menos melhorar as chances de sua equipe, você pode automatizar esse trabalho.
Hoje existem ferramentas muito completas, que oferecem um detalhamento de informações sobre seus clientes e também possuem formas de conduzir toda a gestão de leads. Esse processo leva em consideração o comportamento do próprio lead, passando pela captação, nutrição e o fechamento do negócio. Tudo automatizado.
Quando falamos da prospecção de clientes, lembramos que esse é um momento bem delicado. Prospecção ativa geralmente não oferece muitos benefícios, porque seu índice de sucesso é baixo. É preciso saber para quem ligar, e quando ligar.
A automação permite uma resposta mais rápida de sua equipe de vendas. Dependendo do momento, o lead já chega e já é tratado e enviado para contato. Existem estudos que falam que quanto mais tempo o primeiro contato demora para acontecer, menores as chances dele ser bem sucedido.
Se você quer trabalhar com prospecção, você precisa usar um CRM. O gestor de relacionamento com o cliente reúne todas as informações de sua base de dados, bem como as interações que ele teve com sua empresa, seus interesses e demais informações.
Usando o CRM sua equipe de vendas conseguirá fazer a prospecção no momento certo, já que ele deverá avisar quando o interesse do contato atingir o índice ideal para o contato. Sim, muitos deles possuem um contador chamado “leadscore” que soma pontos toda vez que a oportunidade visita seu site, abre um e-mail, etc.
Se você busca uma ferramenta capaz de ajudar na prospecção de contatos, você precisa conhecer o LeadStation. Um CRM que é um gestor de vendas online, ele reúne todas as informações que você busca na nuvem, facilitando o acesso a elas. Você não precisa de um servidor, tudo fica online e pode ser acessado através de computador de mesa ou celular.
O LeadStation possui um leadscore, que você próprio regula, para permitir um controle sobre o desenvolvimento da oportunidade e quando ela vai estar pronta para o contato. Existem diversas automações que não permitem que as negociações fiquem paradas, avisando o vendedor caso não aconteçam atualizações depois de algum tempo.
Se você busca uma ferramenta completa para ajudar nas suas vendas, conheça o LeadStation!