Buscando oferecer mais dados sobre suas negociações, o marketing digital começou a separar em etapas o processo de venda. Isso permitia uma melhor visualização sobre o que está acontecendo, entregando dados e também facilitando sua empresa a encontrar gargalos. Esse processo foi evoluindo até chegar no funil de vendas 4.0.
Porque foi tudo um processo. Os teóricos do marketing digital, percebendo que existia a possibilidade de, com mais dados, encontrar melhores resultados, começaram a desenvolver meios para isso. Surge a jornada de compra, e depois o funil de vendas. Só que o tempo não é estático, novas formas de interagir, novas tecnologias surgiram. E o marketing precisou se atualizar.
Como falamos antes, hoje existem métodos para que você tenha um entendimento melhor de como está sendo realizado o seu processo de vendas. O funil de vendas é dividido em etapas: topo, meio e fundo do funil. Eles ilustram se o cliente está recém conhecendo sua empresa (o topo) até ele estar já fechando negócio (o fundo).
Mas por que você precisa saber disso? Porque você conseguirá perceber se o processo de vendas está funcionando. Existe algum gargalo? As oportunidades estão chegando, mas não estão fechando? Será algum problema com a sua nutrição? Através do funil você vai ter dados claros sobre isso.
O foco do funil 4.0 é oferecer opções mais tecnológicas e centradas na experiência do usuário. Isso significa que você vai usar ferramentas para medir o sucesso de seus processos de venda e suas interações com as oportunidades. Seus dados serão mais ricos se você seguir essa estratégia.
O gestor de relacionamento com o cliente (como se traduz a sigla de CRM) é um banco de dados que armazena tudo sobre as suas oportunidades e seus clientes. Ele vai oferecer as métricas que você precisa para visualizar seus resultados.
E o estudo de dados é o que vai diferenciar o funil de vendas 4.0 do convencional. O CRM vai oferecer as métricas de número de vendas, tempo médio, ticket médio, taxa de conversão e outros. Com esses dados, você vai poder trabalhar em melhorias em seus processos.
Um gestor de vendas online, o LeadStation armazena todas as informações do seu banco de dados na nuvem, o que faz com que eles possam ser acessados sempre que necessário, tanto através de um computador de mesa quanto através de um dispositivo móvel.
Nesse aplicativo você encontra as principais métricas sobre vendas e o desempenho dos vendedores. Encontra também diversas automações, capazes de aumentar suas possibilidades de negócios. E, claro, a possibilidade de integrar com outras ferramentas, para trabalhar com e-mail marketing e campanhas de anúncios.
Sua empresa precisa do LeadStation para conseguir implementar um funil de vendas 4.0 em sua empresa.