Inbound Marketing
Segmentação de clientes: saiba como montar

Segmentação de clientes: saiba como montar

Sua base de contatos é o seu maior bem, você sempre vai precisar procurar mantê-la atualizada e higienizada. Esse trabalho de atualização também pode levar até outro ponto importante: sua segmentação. Dividindo os clientes você terá resultados mais efetivos e direcionará melhor seus esforços. 

As estratégias de marketing digital não permitem mais que você envie conteúdo para sua base de maneira indiscriminada, fazendo com que todos recebam as mesmas coisas. É preciso um estudo aprofundado, uma estratégia bem clara, para que você tenha sucesso em seu trabalho. Mas como fazer isso tudo?

O que é segmentação de clientes?

Segmentar é dividir seus clientes

O sucesso de estratégias no marketing digital envolve a segmentação de seus clientes. Isso significa separar as oportunidades de acordo com seus interesses e características. Esses contatos segmentados podem ser facilmente direcionados para estratégias e fluxos específicos.

O resultado disso é a organização de suas bases de dados. Como você vai dividir os contatos, cada um deles poderá receber material específico levando em conta suas especificidades. Isso aumenta em muito a possibilidade de conversão. Quanto mais direcionado o conteúdo enviado para o seu público, melhores os resultados.

Como fazer a segmentação?

Você sabe como seu público se divide?

Fazer a segmentação exige que o público de sua empresa seja conhecido e entendido. O gestor precisa saber qual é sua persona, seu público-alvo, e qual é o comportamento. Ela é uma empresa B2B ou B2C? Dependendo de qual for seu produto, o número de segmentações variam. 

Os tipos mais comuns de segmentação para público B2B são:

  • Segmento da empresa;
  • Número de funcionários;
  • Localização;
  • Produtos de interesse.


Enquanto isso, caso sua empresa venda para pessoas físicas, segmentações relevantes são:

  • Faixa etária;
  • Localização;
  • Renda média mensal;
  • Produtos de interesse.


Mas como saber se esse tipo de segmentação é válido para sua empresa. Existe uma série de parâmetros para identificar se essa segmentação, em particular, é realmente funcional.

1- Identificável

Você precisa identificar sua segmentação

Quando você olha para a sua base de dados, você precisa ser capaz de identificar uma possível segmentação. Quais grupos você consegue dividir? Tipos diferentes de empresa? Pessoas que se dividem em bairros de sua cidade? Não importa, o que importa é ser capaz de visualizar esses grupos de maneira clara.

2- Mensurável

Você consegue medir essa segmentação?

Não adianta você identificar grupos entre sua base de contatos se você não consegue mensurá-los. Para que os dados sejam válidos em suas estratégias de marketing digital, eles precisam ter números bem claros. Você consegue usar métricas para medir essa segmentação? Se não, ela não é uma segmentação válida.

3- Substânciável

Sua segmentação vai trazer leads?

Não é um trabalho fácil segmentar sua base. Antes de fechar a segmentação, você precisa se perguntar: vale a pena? Você está segmentando um número de leads relevante? Se não, nem perca seu tempo.

4- Acionável

Se você não consegue fazer ações para uma segmentação, ela não funciona

O objetivo da segmentação é permitir que você faça estratégias de marketing direcionadas especialmente para esse público. Você quer resultados. Se isso não é possível com o público que você selecionou, pode cancelar.

5- Durável

Uma segmentação de uma temporada só não vale a pena

O público que você está pensando em destacar precisa ser estável. Em uma segmentação de localidade, é preciso que diversas pessoas da região comprem de você e exista a previsão que elas vão seguir comprando, ou que mais pessoas do mesmo lugar vão seguir. Se existe a previsão de que o público desse recorte de oportunidades vai sumir, ou se tornar irrelevante, não siga em frente.

Sua base de contatos precisa de um bom CRM

Você precisa organizar sua base de dados para ter bons resultados

Todo esse trabalho de segmentação com sua base de dados precisa de uma ferramenta capaz de fazer o trabalho de organização e automação. E essa ferramenta é o CRM.

CRM é uma sigla em inglês que significa “gestor de relacionamento com o cliente” e é um software que funciona como banco de dados, reunindo todas as informações sobre seus clientes e oportunidades. Ele é capaz centralizar todo o seu atendimento em um único lugar, para vendedores, gestão e atendimento, bem como outros diferentes setores, serem capazes de encontrar tudo que precisam em um único lugar.

O LeadStation

O LeadStation vai ajudar na sua organização

Um CRM capaz de reunir todas as informações sobre sua empresa, o LeadStation é um gestor de vendas online. Ele permite que sua base de cliente seja organizada e segmentada conforme seu interesse. É possível inserir etiquetas em cada contato, para facilitar a organização.

Ele também pode ser integrado com outras ferramentas, como as de disparos de e-mails, para usar automações que, combinadas com sua segmentação, vão disparar as mensagens e as campanhas para melhorar seus resultados.

Segmentação pode ser fundamental para sua empresa. Não perca tempo.