Ainda existem aqueles que acreditam, seja por falta de conhecimento ou de experiência, que é possível administrar uma empresa usando ferramentas arcaicas e ultrapassadas, como planilhas, anotações e agendas. Acontece que esse tempo passou. Sua administração precisa usar ferramentas modernas ou você terá problemas. Principalmente quando falamos sobre gerenciar vendas.
Hoje já foram desenvolvidas soluções que permitem à sua empresa gerenciar melhor suas oportunidades de negócios com uma equipe menor, e com mais chances de fechar negócios. Mesmo assim você se pergunta “mas por que não posso usar planilhas?”, afinal, você usou elas por muito tempo. Entenda.
Quanto mais o tempo passa, ferramentas surgem com novas opções, novas funcionalidades. Se você usa meios arcaicos, como planilhas, você se verá com menos opções. Por exemplo:
Um dos principais problemas de se usar planilhas é que muitos vão precisar usá-las ao mesmo tempo. Informações importantes podem ser apagadas ou alteradas, seja por necessidade, seja por erro humano. Os dados presentes não vão ser confiáveis, especialmente se for um número muito grande de usuários.
Um dos principais pontos negativos em usar planilhas é o trabalho burocrático envolvido. Tudo precisa ser documentado, logo, quem tiver qualquer interação que exija registro, vai precisar atualizar a tarefa. Mais chance para erros.
Apesar de serem ferramentas úteis para registrar algumas coisas, elas não oferecem um bom acompanhamento das oportunidades de venda. Essencialmente, você não consegue saber em que estado estão suas negociações.
Uma das principais vantagens que as ferramentas atuais oferecem é o uso de automações. Robôs que avisam quando uma negociação está parada, quando é a hora de enviar e-mail e também, muitas vezes, ele mesmo entra em contato. Planilhas não fazem nada disso.
Quando falamos sobre planilhas, sabemos que elas são capazes de fornecer informações para a criação de relatórios, mas o quão prático é isso? Porque outras ferramentas conseguem oferecer esse tipo de relatório de forma muito mais rápida.
Sabe o que falamos sobre a dificuldade em fazer relatórios? Dashboards, ou seja, visualizações de métricas em tempo real, são algo impossível. Até porque ninguém está preenchendo as tabelas em tempo real.
Que ferramenta é capaz de centralizar toda a sua gestão de vendas e oferecer agilidade através de automação de processos? O CRM é a solução. O gestor de relacionamento com o cliente funciona como um banco de dados, acumulando as mesmas informações que você veria em uma planilha, só que muito mais seguro.
Com o CRM sua empresa terá um cadastro mais seguro, onde não será tão fácil que erros de cadastro aconteçam. As automações vão permitir que você acompanhe de perto suas negociações, sua evolução e também vão ajudar com a nutrição. Afinal, basta programar e os envios vão acontecer. Quanto mais complexa a venda, mais relevante é o uso desse tipo de ferramenta.
O LeadStation é um CRM muito vantajoso para pequenas e médias empresas. Ele possui seu banco de dados na nuvem, então você pode acessar as informações tanto em computadores de mesa quanto em dispositivos móveis. O aplicativo é de fácil uso e capaz de organizar suas vendas.
Com esse software, você terá um controle muito maior sobre suas negociações. Pode acompanhar o desempenho de cada vendedor, saber exatamente quando determinado lead recebeu o último contato. O nível de personalização permite que sua empresa faça as alterações necessárias para adequar o LeadStation ao seu negócio. É uma ferramenta que oferece tudo para você vender mais.
Por que ficar preso ao passado? As planilhas já estão completamente defasadas, toda empresa precisa de um CRM. E o LeadStation é capaz de atender às suas necessidades.