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Retenção de clientes em momentos de crise

Retenção de clientes em momentos de crise

A pandemia e a crise econômica fizeram com que diversas empresas fechassem, ou que precisassem rever seus processos, buscando fazer mais com menos. Uma das ações que precisaram ser feitas é trabalhar a retenção de clientes. Sua empresa sabe como fazer isso?

Por que essa preocupação com a retenção de clientes neste momento em específico? Porque essa ação vai oferecer diversos benefícios a sua empresa, garantindo que ela se mantenha forte e com um fluxo de clientes e caixa. Porque, como sempre dizemos, é muito mais fácil e barato vender para quem já comprou de você anteriormente. E, no momento de crise, você precisa procurar toda a segurança que puder encontrar. 

O que é retenção de clientes?

Quando um negócio trabalha para que os clientes que compraram seu produto ou serviço sigam fidelizados, ele trabalha para que aconteça a retenção deste cliente. O objetivo dessa prática é fortalecer o vínculo entre as partes, para que seja benéfico para ambos que a relação continue. 

Essa manutenção do vínculo serve para tentar garantir um fluxo de vendas constante. É um processo de fidelização, em que você precisa trabalhar para manter esse cliente usando seu produto ou serviço.

É preciso determinar também que, apesar de semelhante, retenção não é o mesmo que fidelização. Fidelização faz sim parte da retenção, mas ela envolve um fluxo constante de compra ou uso de serviços, enquanto a fidelização quer dizer que o cliente vai comprar seu produto quando precisar, sem uma periodicidade clara.

Retenção nos períodos de crise

Trabalhar pela retenção de seus clientes acaba se tornando uma necessidade nos períodos de crise. Quando o número de vendas cai, é preciso se voltar para opções de segurança, procurando reforçar esse relacionamento. Como falamos antes, ao invés de tentar correr e captar novos clientes, talvez seja mais proveitoso se voltar para seu banco de dados, aqueles que já fecharam negócio com você, onde suas chances de sucesso aumentam.

É preciso lembrar que esse trabalho de retenção não é apenas de sua equipe de vendas. Toda sua empresa precisa trabalhar em conjunto para garantir sucesso nessa missão. O setor de marketing, por exemplo, precisa trabalhar para que as informações cheguem ao público-alvo, depois seu setor de vendas precisa trabalhar para reforçar os laços da retenção. E, por fim, o suporte, ou atendimento, para garantir o sucesso de seu cliente.

O LeadStation na retenção de clientes

Como o LeadStation é um CRM que reúne dados sobre seus clientes. É um gestor de relacionamentos, que armazena informações sobre seus produtos e serviços, bem como os dados cadastrais e as interações que você teve. Ou seja, tudo que passa por você precisa estar registrado no seu CRM. E o LeadStation é o lugar para isso.

Com um cadastro no Leadstation, você vai poder saber quando o cliente comprou, o que ele comprou, quais são seus interesses, qual sua opinião sobre seu produto e outros. Todas essas informações podem ser usadas depois para desenvolver uma estratégia de retenção. Você pode programar envios de e-mails marketing, pode programar ações para que seus vendedores entrem em contato.

O LeadStation é uma ferramenta que pode ser muito útil no dia a dia de sua empresa. Não perca tempo e vamos conversar!