Vendas
Confira 10 dicas de como aumentar a percepção de valor do seu produto ou serviço

Confira 10 dicas de como aumentar a percepção de valor do seu produto ou serviço

Um dos grandes problemas que lidamos quando falamos de venda, é a dificuldade em fazer com que o cliente perceba que seu produto tem valor. Se ele não tiver essa percepção, ele não vai querer pagar o valor que você pede. O cliente precisa ver valor no seu produto ou serviço.

Valor é algo muito maior do que só o preço de um produto. Ele envolve outras questões, como, por exemplo, o quanto ele atende as necessidades da pessoa que está comprando seu produto ou serviço. A experiência do cliente, caso positiva, influencia o valor e até mesmo a sua capacidade de fidelizar esse cliente. 

O que é valor?

Existe muito debate acerca deste tema. Entender o que é valor e como fazer com que o cliente veja esse valor em seu produto é fundamental para o sucesso de sua empresa. Valor, basicamente, está associado com a satisfação do cliente. Quanto mais satisfeito, quanto mais você conseguir atender as dores e necessidades desse cliente, mais ele vai associar valor com seu produto ou serviço.

O cliente acaba por criar uma espécie de balança imaginária, onde ele mede a qualidade que percebe com o custo relativo. Sim, tudo é sobre o que o cliente vê. Como sua marca é bem vista, a qualidade de seu produto e serviço, o quão arriscado é para ele gastar com você. 

Dicas para aumentar a percepção de valor

Para ajudar sua empresa nessa difícil missão, nós preparamos 10 dicas para você conseguir aumentar a percepção de valor que o cliente tem de seu produto.

1- Investir na qualidade

O primeiro passo para garantir suas vendas é garantir que ele tenha qualidade. É preciso se certificar que você é capaz de oferecer um produto e serviço capaz de atender as necessidades de quem você quer atender, ou todo seu trabalho não vai significar nada. 

2- Alinhar oferta e marca

Como é fundamental a percepção que o cliente possui de seu produto ou serviço, é preciso alinhar as expectativas deles antes de qualquer coisa. Trabalhar o branding de sua empresa, entender as necessidades e o que eles esperam. É preciso conhecer seu público-alvo para saber o que eles precisam.

3- Ofereça uma experiência de qualidade

Hoje em dia já se associa a qualidade de um produto à experiência em usá-lo. Não basta seu produto ser efetivo, ele precisa ser de fácil uso, de fácil entendimento. Você precisa oferecer uma experiência de qualidade, de maneira a facilitar a vida do cliente, não o contrário. Quanto mais trabalho ele tiver para chegar até o seu produto ou serviço, menor vai ser o valor que ele vai enxergar.

4- Cases de sucesso

Para agregar valor ao seu produto, é preciso que o cliente veja seu resultado em outros lugares. Apresente cases, depoimentos de outros clientes e outros para mostrar o seu trabalho e o que você pode oferecer. Tudo para solidificar sua marca e seu produto.

5- Transparência

Outro ponto para trazer valor para sua marca é criar confiança com o público e o mercado, independente de qual for sua área. E como você pode estabelecer essa confiança? Com transparência. Neste mundo onde todos conversam entre si, todos vão saber que você está mentindo. 

6- Informar sobre o que o produto faz

Se o seu produto é capaz de fazer diferentes funções, o cliente precisa saber isso.O consumidor precisa saber o que é oferecido e o que ele pode usar. O pior cenário, se você quer agregar percepção de valor em seu produto, é ele ter funcionalidades que ninguém sabe. 

7- A entrega é fundamental

Hoje a entrega é parte importante do serviço é a entrega. A experiência da entrega, o seu prazo, preço do frete, tudo precisa ser considerado. Quanto mais transparente for seu atendimento nesse processo, melhor.

8- Assistência constante

O relacionamento com o cliente não termina quando o negócio é fechado. É preciso seguir acompanhando o cliente, em busca de fidelizá-lo. Para isso, se manter presente, oferecer suporte, ajudar o consumidor a se adaptar. Você precisa oferecer assistência técnica para manter o relacionamento com ele.

9- FAQs

Uma forma de ajudar o cliente com suas dúvidas é oferecer um FAQ, com as principais questões para educar e ajudar com as dúvidas. Isso é parte do trabalho de assistência constante.

10- Oferecer descontos e oportunidades

Independente do que você vende, do serviço que você oferece, você precisa oferecer algum benefício para quem comprar com você. Free trial, desconto, varia conforme a sua empresa. O importante é fazer com que o usuário siga enxergando o valor em sua proposta.

Neste conteúdo nós apresentamos sugestões de ações para que você consiga fazer com que seus clientes tenham uma percepção maior do valor oferecido. É muito importante trabalhar no seu produto e serviço, e na sua capacidade de venda, mas também é preciso conseguir agregar esse valor, se não você nunca vai conseguir cobrar um bom valor pelo que oferece.

Veja também

Organizar suas vendas vai ajudar a aumentar suas vendas

Como o relacionamento com o seu cliente pode ajudar no aumento do seu faturamento

Tags :