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Vendas e Marketing – A importância de integrar

Vendas e Marketing – A importância de integrar

Se sua empresa trabalha com vendas, ela precisa ter um setor de vendas e um setor de marketing trabalhando juntos. Por menor (ou maior) que ela seja, ambos departamentos precisam trabalhar com sinergia, pois suas tarefas às vezes se aproximam demais. Caso o trabalho seja bem realizado, é garantia de um crescimento de qualidade, com inteligência comercial e análise estruturada.

A ligação entre marketing e vendas

O marketing sempre trabalhou ligado aos produtos, divulgando informações, criando canais de comunicação com o público e fornecendo materiais para clientes. Com a chegada da internet, esse setor também começou a ser o responsável pela captação de novos leads, devido a estratégias como o inbound marketing.

A jornada de compra, que agora o cliente percorre de maneira muito mais ativa, demonstra como a relação entre vendas e marketing mudou. Hoje o vendedor entra na equação quase em seu final, porque o possível comprador já pesquisou e sabe o que precisa e como precisa. Quem trabalha com vendas tem uma margem muito menor para trabalhar.

Cabe ao vendedor conhecer muito bem seu produto e seu cliente, para quando entrar em contato, saber exatamente as dores e necessidades do cliente. Quanto melhor informado ele estiver, maiores as chances de sucesso. Foi a época de oferecer descontos e tentar enganar o cliente. Agora o vendedor precisa ter material, argumentos. 

Como alinhar vendas e marketing?

A maneira mais indicada de determinar como cada um dos times deve se comportar, e o que ambos devem esperar da relação, é através de um documento. O “Service Level Agreement”, ou “Acordo do Nível de Serviço” existe como um contrato para que ambos entendam os seus papéis, as suas funções e as expectativas. Quanto mais detalhado, menos atritos poderão acontecer entre eles.

Como será tratado o lead é o principal tema a ser abordado. Quando o trabalho do marketing acaba e o do time de vendas começa?

Como o CRM pode ajudar nesse processo

O CRM, ou Gestor de Relacionamento com o Cliente, é um software usado para arquivar os dados de todos os clientes, bem como registrar os processos e interações. Esse tipo de ferramenta é fundamental para a integração entre marketing e vendas. Porque você pode acompanhar qual é a situação de cada lead, qual foi a última interação e quem foi o responsável por ela. 

O uso de um bom CRM vai aumentar a transparência entre os setores, pois o que um membro de um dos times faz fica visível para todos. É uma ferramenta que vai ajudar na integração de sua empresa.

O Leadstation

O Leadstation é o seu gestor de vendas online, que pode ser usado tanto em um computador pessoal quanto em um dispositivo móvel. Ele funciona como um CRM, que registra em sua base de dados as informações cadastrais de seus clientes, bem como suas interações.

Ele pode ser fundamental para essa integração entre marketing e vendas, por ser um CRM que permite integração com outras ferramentas. São ambos os setores juntos para o crescimento de sua empresa. Vamos conversar?

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