Sempre que esse blog fala sobre vendas, ele fala que o ato de vender é muito mais a execução de um processo, que envolve roteiro e treinamento, que um talento de persuasão. Estudar e aprimorar esse processo é dever de todo gestor, bem como se manter atualizado. É nesse processo de atualização que foi desenvolvido o conceito de Vendas 4.0.
Chamamos de “venda 4.0” esse conceito de vendas que consiste em adaptar os processos existentes para a nossa atual sociedade. Ou seja: usar tecnologia e costumes atuais para tornar seus processos mais dinâmicos.
Isso quer dizer que você precisa agregar diferentes opções durante suas negociações. Ferramentas como tecnologia e mudanças na postura são fundamentais para o seu sucesso. Para fazer vendas 4.0 você precisa de um vendedor 4.0.
Esse vendedor é um profissional que entende o conceito de vendas 4.0 e o emprega durante suas atividades. Esse vendedor 4.0 precisa assumir uma postura mais proativa, precisa buscar a construção de uma conexão mais saudável com seus clientes, buscando aumentar o encantamento e aumentar suas chances de fechar negócio.
O que um vendedor 4.0 precisa? As seguintes características:
O seu cliente tem um problema, e é seu papel resolvê-lo. Para isso, é cada vez menos indicada uma abordagem agressiva e mais uma postura mais passiva, ouvindo e procurando entender o que aflige o prospect. Seu objetivo é criar um vínculo com o cliente, e se ele sentir que você está tentando “empurrar” um produto, isso não vai funcionar.
Como abordar o cliente? Como manter o contato? Quais canais de comunicação usar? Qual linguagem? Para saber o que fazer, seu vendedor precisa de criatividade. Saber usar o que tem a sua disposição e o que atrai mais. É preciso encontrar soluções, e o vendedor precisa ser parte desse trabalho.
O tempo que o vendedor precisava tentar enganar o cliente para fechar negócio já acabou. Empurrar um produto qualquer, torcendo apenas pela venda, Como o objetivo é a formação de um vínculo, uma mentira nesse processo só fragmentará essa relação embrionária. Ofereça o que o cliente precisa, atenda suas necessidades. Assim você não vai se preocupar com mentir.
O vendedor 4.0 precisa usar as ferramentas à sua disposição para aumentar suas chances de fechar negócio. Existem diversas soluções disponíveis no mercado, oferecendo oportunidades para aqueles com criatividade para fechar o negócio correto.
Com as ferramentas certas você terá à sua disposição uma variada gama de dados. Com esses dados você vai descobrir como está funcionando o seu negócio, o que você precisa melhorar, onde está perdendo possíveis oportunidades. Lendo os dados você vai encontrar as respostas para melhorar sua empresa.
A principal ferramenta para o vendedor é o seu CRM. Com ele você tem acesso a todos os dados de seu cliente e o relatório de como foi a negociação. Se você precisa de um CRM, você precisa do LeadStation, que é um gestor de vendas online, que guarda todas as informações que você precisa e que você pode acessar via dispositivo móvel ou computador de mesa.
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