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Vendas perdidas: como mapear motivos de perda e usá-los ao seu favor

Vendas perdidas: como mapear motivos de perda e usá-los ao seu favor

Mesmo o mais otimista dos vendedores sabe que não vai conseguir fechar todos os negócios que aparecerem. Por melhor que seja o seu trabalho, por melhor que sejam seus processos, você vai perder vendas. O que sua empresa precisa é desenvolver métodos para entender o porquê do seu fracasso.

O trabalho então passa a ser entender porque a venda não foi realizada. O que aconteceu, onde aconteceu a falha? Será que existia realmente possibilidade dela acontecer, ou era um processo que dificilmente teria sucesso. 

Por que você perdeu sua venda?

Existem diversas possibilidades do que pode acontecer para que a venda seja perdida. Conheça alguns:

A compra não é prioridade

Talvez o cliente precise sim de seu produto ou serviço, só que ele não é uma prioridade no momento. É possível que o cliente esteja pensando em um problema que vai ter em breve, ou algo que ele sabe que vai precisar corrigir em breve. 

Para esse caso, o mais indicado é que você procure manter o contato. Se hoje a venda não foi possível, nada impede que em um futuro próximo ela aconteça. Continue com a nutrição!

Não há dinheiro

É possível que seu cliente tenha sim a necessidade de seu produto, só que no momento não tem condições financeiras de fazer negócio. Depende muito do caso e do próprio cliente, às vezes vale a pena insistir e fazer a nutrição, mas dependendo do caso é melhor desistir desse cliente. Talvez ele só não seja o tipo de cliente certo para seu negócio.

O cliente não é seu cliente ideal

Isso acontece também. O cliente não é o seu cliente ideal, não é alguém que sua empresa tem interesse em vender. Talvez ele não tenha interesse em seu produto ou serviço. Nem sempre o que você vende é para todo mundo, e vender para quem não tem realmente interesse em você pode ser negativo.

Revisar os motivos da perda

Agora você precisa mapear os motivos da perda das vendas. Se você usa um CRM, ele pode ter capacidade para deixar mais claro nos cadastros o que aconteceu. Isso depois se torna parte de um relatório, onde você pode acompanhar melhor seus resultados. Se você não usa um CRM, isso vai ser bem mais complicado.

O LeadStation e a perda de vendas

O LeadStation é um gestor de vendas online, um CRM capaz de ajudar sua empresa a vender mais e melhor. Existem diversas funções disponíveis, com seu banco de dados podendo ser usado para aumentar seu número de oportunidades. Etiquetas, cadastro de produtos, automação, ranking de vendedores e outras.

No Leadstation você pode personalizar os motivos de vendas perdidas de acordo com seu negócio, e acompanhar nos relatórios cada um deles. Dessa forma poder criar alternativas para não perder mais vendas.

O LeadStation é uma solução que vai ajudar a aumentar suas vendas, e isso também passa por entender porque você não conseguiu fechar seus negócios. Vamos conversar?

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