Um dos grandes problemas que lidamos quando falamos de venda, é a dificuldade em fazer com que o cliente perceba que seu produto tem valor. Se ele não tiver essa percepção, ele não vai querer pagar o valor que você pede. O cliente precisa ver valor no seu produto ou serviço.
Valor é algo muito maior do que só o preço de um produto. Ele envolve outras questões, como, por exemplo, o quanto ele atende as necessidades da pessoa que está comprando seu produto ou serviço. A experiência do cliente, caso positiva, influencia o valor e até mesmo a sua capacidade de fidelizar esse cliente.
Existe muito debate acerca deste tema. Entender o que é valor e como fazer com que o cliente veja esse valor em seu produto é fundamental para o sucesso de sua empresa. Valor, basicamente, está associado com a satisfação do cliente. Quanto mais satisfeito, quanto mais você conseguir atender as dores e necessidades desse cliente, mais ele vai associar valor com seu produto ou serviço.
O cliente acaba por criar uma espécie de balança imaginária, onde ele mede a qualidade que percebe com o custo relativo. Sim, tudo é sobre o que o cliente vê. Como sua marca é bem vista, a qualidade de seu produto e serviço, o quão arriscado é para ele gastar com você.
Para ajudar sua empresa nessa difícil missão, nós preparamos 10 dicas para você conseguir aumentar a percepção de valor que o cliente tem de seu produto.
O primeiro passo para garantir suas vendas é garantir que ele tenha qualidade. É preciso se certificar que você é capaz de oferecer um produto e serviço capaz de atender as necessidades de quem você quer atender, ou todo seu trabalho não vai significar nada.
Como é fundamental a percepção que o cliente possui de seu produto ou serviço, é preciso alinhar as expectativas deles antes de qualquer coisa. Trabalhar o branding de sua empresa, entender as necessidades e o que eles esperam. É preciso conhecer seu público-alvo para saber o que eles precisam.
Hoje em dia já se associa a qualidade de um produto à experiência em usá-lo. Não basta seu produto ser efetivo, ele precisa ser de fácil uso, de fácil entendimento. Você precisa oferecer uma experiência de qualidade, de maneira a facilitar a vida do cliente, não o contrário. Quanto mais trabalho ele tiver para chegar até o seu produto ou serviço, menor vai ser o valor que ele vai enxergar.
Para agregar valor ao seu produto, é preciso que o cliente veja seu resultado em outros lugares. Apresente cases, depoimentos de outros clientes e outros para mostrar o seu trabalho e o que você pode oferecer. Tudo para solidificar sua marca e seu produto.
Outro ponto para trazer valor para sua marca é criar confiança com o público e o mercado, independente de qual for sua área. E como você pode estabelecer essa confiança? Com transparência. Neste mundo onde todos conversam entre si, todos vão saber que você está mentindo.
Se o seu produto é capaz de fazer diferentes funções, o cliente precisa saber isso.O consumidor precisa saber o que é oferecido e o que ele pode usar. O pior cenário, se você quer agregar percepção de valor em seu produto, é ele ter funcionalidades que ninguém sabe.
Hoje a entrega é parte importante do serviço é a entrega. A experiência da entrega, o seu prazo, preço do frete, tudo precisa ser considerado. Quanto mais transparente for seu atendimento nesse processo, melhor.
O relacionamento com o cliente não termina quando o negócio é fechado. É preciso seguir acompanhando o cliente, em busca de fidelizá-lo. Para isso, se manter presente, oferecer suporte, ajudar o consumidor a se adaptar. Você precisa oferecer assistência técnica para manter o relacionamento com ele.
Uma forma de ajudar o cliente com suas dúvidas é oferecer um FAQ, com as principais questões para educar e ajudar com as dúvidas. Isso é parte do trabalho de assistência constante.
Independente do que você vende, do serviço que você oferece, você precisa oferecer algum benefício para quem comprar com você. Free trial, desconto, varia conforme a sua empresa. O importante é fazer com que o usuário siga enxergando o valor em sua proposta.
Neste conteúdo nós apresentamos sugestões de ações para que você consiga fazer com que seus clientes tenham uma percepção maior do valor oferecido. É muito importante trabalhar no seu produto e serviço, e na sua capacidade de venda, mas também é preciso conseguir agregar esse valor, se não você nunca vai conseguir cobrar um bom valor pelo que oferece.
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