Sempre que sua empresa começa a desenvolver um novo projeto, seja um produto ou uma nova prática, é preciso analisar suas chances de sucesso. Não é possível garantir o sucesso ou fracasso de algo, mas existem práticas que permitem avaliar seus pontos fortes e fracos. Uma das mais famosas é a análise SWOT.
Todo lançamento envolve riscos. É preciso que esteja bem claro para todos onde o novo produto pode ter seus benefícios, mas também oferece riscos. Quais são as fraquezas que ele possui? Como você pode enfrentá-las, ou contorná-las? Você precisa ter o conhecimento correto para lidar com isso.
Para melhorar o seu planejamento no lançamento de ações, foi desenvolvida a Análise SWOT. Ela divide o seu produto em quatro aspectos, que permitem uma melhor visualização sobre o que pode ajudar ou atrapalhar sua ação. Elas são divididas em aspectos internos e externos, de acordo com o seu alcance.
Quando falamos dos aspectos internos durante a Análise SWOT, é preciso pensar no seu produto. Afinal, como ele é, qual é o objetivo, qual o potencial. Para isso, essa análise se divide em duas: forças e fraquezas.
A primeira coisa a se pensar é quais as qualidades de seu produto. Chamamos de Forças (em inglês, strenghts) tudo que é positivo em relação a ele mesmo. Se o seu negócio é um serviço, significa que ele é bem feito, por exemplo. Se é uma venda de veículo, significa que o veículo tem qualidade e está em bom estado.
Se o seu produto tem qualidades, ele também tem defeitos. Essas são chamadas Fraquezas (no inglês, weaknesses) Seja sincero, o que você vê de problemas. Ele é caro? A manutenção do veículo que você quer vender é mais custosa que a média? Seu software precisa de constantes revisões? Tudo isso é negativo, mas não são impeditivos de negociação.
O seu produto tem suas forças e fraquezas, que você precisa levar em conta. Só que também existem outros fatores que precisam ser levados em conta na Análise SWOT, como os desejos dos clientes, a concorrência, fornecedores. Todos os aspectos externos que você precisa levar em conta.
Chamamos de Oportunidades (no inglês, opportunities) as mudanças do mercado, os momentos em que sua concorrência não está bem, quando a economia do seu segmento está positiva. Tudo isso vai na Análise SWOT.
Também existem as Ameaças (no inglês, threats), fatores externos que podem prejudicar o seu lançamento. Como nas oportunidades, se enquadram aqui as variáveis da economia, do segmento e da concorrência.
O uso da Análise SWOT é para antes de lançar qualquer produto ou serviço. Ainda na etapa de desenvolvimento, quando você está estudando o potencial do produto ou lançamento, você precisa determinar os prós e contras dele. Afinal, talvez não valha a pena lançar um produto muito problemático.
A Análise SWOT está aí para ser um estudo realista de seus lançamentos ou para uma reestruturação do seu processo, que envolve desde uma estratégia comercial até mesmo a identificação de um mercado em potencial para seus produtos e serviços. Você vai terminar com um estudo realista de seus pontos fortes e fracos. Com o conhecimento do mercado e do seu próprio produto, você vai potencializar as suas chances de resultados.
Então faça a Análise SWOT sempre! Fortaleça os prós e esteja pronto para os contras. Assim você vai ter sucesso!