Com a popularização da internet, se tornaram cada vez mais efetivas as estratégias de marketing digital para chegar até o seu público alvo. Essas estratégias podem ser usadas tanto para atendimento quanto para as próprias vendas. Um exemplo disso são as inbound sales, que vem do inbound marketing.
Basicamente a antiga prática da prospecção através de ligações diretas, ou mesmo visitas casa a casa, se provou uma das maneiras menos eficientes de vender. Hoje as pessoas sabem o que querem, ou pelo menos sabem qual é o problema que sofrem. Cabe ao vendedor, antes de vender, criar a necessidade no seu produto. Esse é um dos objetivos do inbound marketing.
Já que os meios tradicionais de prospecção não demonstram índices atrativos de sucesso e novas tecnologias e comportamento foram surgindo, foram desenvolvidas novas estratégias de prospectar e vender. O inbound marketing é uma delas.
Também chamado marketing de atração, ele consiste em desenvolver meios para que os possíveis clientes cheguem até sua empresa. Geralmente através de conteúdo, sua empresa vai lançar iscas na internet, procurando atrair oportunidades.
Essa estratégia inbound é levada adiante com as inbound sales. O vendedor faz uma espécie de venda consultiva, buscando um atendimento individualizado, buscando conhecer dores e necessidades. O objetivo é construir um relacionamento duradouro, baseado em confiança.
Essa prática envolve um trabalho em conjunto dos setores de marketing e vendas. O vendedor precisa ter informações claras sobre a oportunidade, seus interesses e necessidades. Sobre o seu comportamento. Como ele foi atraído através de conteúdo, provavelmente já estão disponíveis dados importantes, ele já somou pontos no leadscore. A entrada do vendedor precisa ser precisa.
As inbound sales oferecem diversos benefícios para sua empresa. Conheça os principais:
Pode não parecer, mas inbound sales, se bem executadas, vão reduzir o tempo médio das vendas. Um cliente mais pronto e atraído através de metodologia inbound vai demonstrar menos resistência, geralmente oferecendo mais dados e chegando mais aberto ao diálogo. Isso tudo vai otimizar seu funil de vendas.
Clientes que chegam através do marketing de atração são mais baratos que aqueles que vem por meios mais tradicionais. Você consegue trabalhar com conteúdo e SEO, e muitas vezes o cliente vem até você sem gastos, ou pelo menos com gastos bem menores.
Como inbound sales não são sobre tentar empurrar produtos para os clientes e sim oferecer uma consultoria e tentar resolver seus problemas, todo o relacionamento muda. O trabalho com conteúdo aumenta a confiança, faz com que, com o tempo, o cliente sinta que você é uma autoridade. Ele vai procurar você cada vez mais, diminuindo os custos com anúncios.
Para garantir que suas vendas vão ter o resultado esperado, sua empresa precisa oferecer as melhores ferramentas para o trabalho. E o CRM, o gestor de relacionamento com o cliente, é um software fundamental para sua empresa realmente ser capaz de organizar e administrar sua base de contatos.
Capaz de reunir todas as informações dos seus clientes, o CRM funciona como uma espécie de banco de dados, ele reúne todos os dados cadastrais e o histórico de interações (acessou o site, clicou no anúncio, abriu o e-mail, etc) em um único lugar. É uma ferramenta que vai ajudar seu setor de marketing e vendas a trabalhar.
Desenvolvido como um gestor de vendas online, o LeadStation é um CRM que armazena suas informações na nuvem, podendo ser usado tanto em computadores de mesa quanto em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Todos os dados de seus clientes e oportunidades em apenas um lugar.
O LeadStation oferece diversas funcionalidades para facilitar seu trabalho. Leadscore, que determina quando um lead está ou não pronto para o contato. Aviso quando uma oportunidade está estagnada. Automações para fazer envios sem a necessidade de um operador humano. E a possibilidade de acompanhar todos os resultados de sua equipe de vendas.
Com o LeadStation sua empresa vai ter um controle maior sobre seu relacionamento com os clientes, e, com isso, vai poder fazer vendas inbound.