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Como manter os clientes após a Black Friday?

Como manter os clientes após a Black Friday?

Depois de todo momento de alta nas vendas, é preciso se perguntar: esse momento vai seguir? Esse fluxo de clientes é algo sazonal, que precisa ser aproveitado, ou existem meios de fidelizar esse público com estratégias. Isso acontece na Black Friday, por exemplo: as vendas sobem bastante no período, mas depois voltam a normalidade. Como manter esses clientes?

Fidelização é o truque. Trabalhar para fidelizar seus clientes é o que vai permitir que sua empresa retenha os clientes que chegaram através da Black Friday, do Natal ou outra data relevante. 

A Black Friday passou, e agora?

Você já sabe que durante a Black Friday — entre outras datas comemorativas com forte apelo comercial — existe a tendência das pessoas comprarem mais. Em um post-blog nós mostramos algumas dicas para vender mais durante a Black Friday. É importante aproveitar essas oportunidades para lucrar.

Só que o trabalho não termina aí. É preciso desenvolver um método para reter esses clientes. Para fidelizá-los e conseguir manter, pelo menos uma parcela deles, ainda em contato com você. É muito mais barato manter um cliente do que encontrar um novo, portanto você não pode se dar ao luxo de desperdiçar nenhum sem pelo menos tentar a fidelização.

É tudo sobre desenvolver laços!

Toda venda envolve criar um laço com o cliente. Um laço de confiança, de que ele pode comprar o seu produto que você vai atender as demandas dele, resolver suas dores. Para que esse cliente siga com você é preciso que você encontre maneiras de manter esse laço vivo. 

Passo 1: Solucione o problema

Tudo começa, é claro, com atender o cliente e suas necessidades. Não basta vender, você precisa vender o que o cliente precisa. Os dias de empurrar qualquer coisa já passaram há muito. Você precisa saber qual é a necessidade dele, o que ele precisa, e oferecer uma solução. Sim, de maneira semelhante a uma venda consultiva, por exemplo.

Passo 2: O atendimento precisa ser de qualidade

Claro que vender é fundamental, mas também é importante que o cliente tenha uma experiência de qualidade durante o processo de venda. Mesmo que seu produto atenda sua necessidade, as chances dele retornar caso seu atendimento seja ruim não são muito boas. Seja rápido e efetivo, oferecendo soluções para seu cliente. Um atendimento de qualidade vai aumentar suas chances de sucesso.

Passo 3: Automação para nutrir

Depois de completa a negociação, você pode achar que seu trabalho acabou. Um produto de qualidade foi comprado, um bom atendimento foi feito. Seria de se esperar que o cliente naturalmente voltasse. Infelizmente nem sempre é assim. É preciso manter esse relacionamento e para manter esse relacionamento, o ideal é usar automações. Enviar conteúdo com ofertas, sugestões e comunicados são algumas opções para manter o contato aceso. 

O CRM para a Black Friday

Já falamos sobre como o CRM durante a Black Friday, lembramos que ele é um gestor de relacionamentos com o cliente. Ele reúne suas principais informações, principalmente sobre seus clientes. Eles são seus clientes, você já vendeu para eles. Tem todos os dados que precisa. Agora é hora de usar esses contatos para seguir com sua base.

O LeadStation

O LeadStation é um gestor de vendas online que pode ajudar sua empresa. Você vai ter todos os detalhes do que seu cliente comprou, quanto pagou e o que realmente precisava. Vai poder usar esse sistema para programar envios constantes, seja por WhatsApp, Facebook, Instagram e outros. 

É uma solução que vai permitir a manutenção desse público. Com um trabalho de qualidade, você vai conseguir fidelizar diferentes pessoas, aumentando seu fluxo de clientes.