Black Friday é uma época do ano em que as vendas aumentam bastante. Agora, não basta achar que você vai vender magicamente só porque chegou a alguma data. Se isso não acontece nem no Natal, imagina em outra situação. É preciso planejamento e estratégia para aproveitar essa oportunidade.
Para ajudar nesse momento, nós desenvolvemos algumas dicas para que você consiga aumentar suas vendas nesse período do ano. Confira!
O primeiro passo para conseguir vender, não só na Black Friday mas em qualquer momento, é conhecer seu público. Se você é capaz de conhecer seu público, saber onde estão e quais são seus canais de comunicação preferidos, você pode se tranquilizar. O trabalho mais difícil já está pronto.
No caso da Black Friday, em particular, é preciso saber o engajamento de seu público. O quão rápido eles respondem os seus avisos e comunicados? Você tem um canal aberto com eles? Seja e-mail marketing, WhatsApp ou outro, eles vêem o que você posta? Você precisa ter isso claro na hora do planejamento, até para conseguir se programar com tempo hábil de fazer eles responderem.
Não basta você saber onde estão seus possíveis clientes, é preciso que eles também sejam capazes de encontrar você. É preciso que eles conheçam sua empresa, saibam o que é e o que vende. Precisa que sua marca seja sólida. E para isso, você precisa de uma presença digital forte.
Invista em SEO, crie conteúdos relevantes. Esteja presente nas redes sociais. O importante é que as pessoas vejam você e seu conteúdo.
Durante a Black Friday isso é ainda mais relevante, pois existem sites e pessoas pouco confiáveis que se aproveitam do momento para aplicar golpes. Se você não tiver uma presença digital consolidada, é possível que surjam algumas dúvidas em relação ao quão confiável você é. Sim, você pode inclusive perder oportunidades de venda. Então não deixe isso acontecer.
Indo ao encontro da importância da visibilidade de marca, é preciso também investir em anúncios para que sua empresa chegue até os clientes. Existem diferentes plataformas de anúncios, como Facebook, Instagram, Google, Linkedin e outras, que você pode usar para tornar sua empresa mais conhecida, ou mesmo para divulgar diretamente seus produtos.
Analise qual é a plataforma que mais se enquadra nos interesses de seu público e onde você vai conseguir os melhores resultados. Administre bem sua verba para não gastar mais do que precisa, mas saiba que o anúncio certo no lugar certo para o público certo pode fazer toda a diferença.
Muito do que falamos aqui trata diretamente do planejamento de sua empresa. É uma constante, quando falamos sobre ações de sucesso, seja no mundo das vendas ou outro, é preciso fazer um planejamento de qualidade. Para fazer com que tudo dê certo, sejam os anúncios, seja a presença digital, você precisa planejar tudo cuidadosamente. Não se esqueça: seus clientes podem decidir comprar de última hora, você não pode se dar ao luxo de fazer as coisas de última hora.
Para a Black Friday esse tipo de coisa é ainda mais relevante. Se você não estiver programando e pensando no que vai fazer com bastante tempo de antecedência, vai acabar perdendo oportunidades.
Já falamos outras vezes aqui neste blog sobre a importância da fidelização de seus clientes para garantir que seu negócio tenha uma vida útil longa. Isso vai além de vendas recorrentes, também pode significar que seus clientes fidelizados vão indicar seu negócio para outros.
O trabalho de fidelização é longo, mas gera importantes frutos. Responder seus clientes, atender suas necessidades e expectativas e oferecer condições para que eles sejam bem sucedidos é o caminho para a fidelização. Hoje não basta mais vender, é preciso vender exatamente o que o cliente precisa. Daí surge uma relação de confiança que pode influenciar futuros negócios e até mesmo clientes.
Quanto menos trabalho de atendimento e nutrição você precisar fazer, mais tempo você vai ter para conseguir organizar o trabalho naquele que é o seu foco: vender. Com um robô respondendo as dúvidas dos clientes você vai poder filtrar melhor o que responde pessoalmente, intervindo só quando é importante.
Durante a Black Friday, um período conturbado e com bem mais movimento (esperamos) que o normal, é ainda mais importante poder se libertar dessas situações mais banais para se focar. Você não pode passar o dia respondendo perguntas fáceis, que basta programar um robô para isso, enquanto outras oportunidades ficam esperando.
Organização é tudo. E para que você consiga organizar sua empresa de verdade, você precisa de um CRM. Um gestor de relacionamento com o cliente com um banco de dados dos seus clientes e de seus produtos disponíveis. E o melhor CRM é o LeadStation!
O LeadStation é um gestor de leads online, desenvolvido para facilitar os seus negócios. Seja através de um computador de mesa ou de um dispositivo móvel, você consegue visualizar suas principais métricas, seu estoque, suas interações com os clientes. Tudo em uma plataforma de fácil uso.
Para que você tenha sucesso em sua Black Friday, você precisa de um CRM capaz de organizar suas vendas, suas oportunidades. Capaz de integrar diferentes ferramentas e canais de comunicação, como o WhatsApp, Facebook e SMS. Capaz apresentar dashboards e relatórios em tempo real. Você precisa do LeadStation!