Neste blog nós sempre falamos sobre como sua empresa precisa conhecer os diferentes tipos de venda, saber como elas são para entender e se preparar melhor para as negociações. Um exemplo é a venda consultiva, em que o vendedor precisa também fazer um trabalho quase que de suporte, de consultoria, para garantir o seu sucesso.
Esse tipo de negociação acaba sendo mais complexa que o habitual. Mas também mais vantajosa. Entenda melhor esse conceito.
A venda consultiva acontece quando o vendedor, diferente do processo habitual, tem um interesse maior nos problemas que o possível cliente possui. Ele vai precisar procurar respostas para esses problemas, e essas respostas vão estar no serviço (ou produto) que ele está oferecendo.
Esse tipo de negociação ganhou força com a chegada da internet. Enquanto antes o vendedor tinha o conhecimento de tudo, hoje o cliente é, muitas vezes, mais informado que ele. O cliente, ainda mais depois de passar por uma jornada de compra, tem uma boa ideia do que precisa. Não adianta tentar enrolar, o vendedor precisa oferecer conteúdo.
Por isso o nome é venda consultiva. Porque o vendedor precisa trabalhar como um consultor. Ele precisa entender bem qual é o problema do cliente, e como você pode ajudá-lo. São vendas complexas, que demandam tempo e conversa. Dificilmente serão fechadas rápido, ou facilmente. Mas o trabalho acaba valendo a pena, devido aos benefícios que esse tipo de negociação oferece.
Vendas consultivas são muito interessantes para as empresas. Elas oferecem alguns benefícios que as tornam atrativas. Conheça melhor essas vantagens:
A principal vantagem que a venda consultiva oferece é a satisfação de seus clientes. Se o trabalho do vendedor for bem realizado, seu cliente vai ter adquirido um produto capaz de solucionar seus problemas. E não se esqueça: o cliente é seu maior bem, e um cliente satisfeito traz, por si só, diversos benefícios, como fidelização, indicação para conhecidos e muitos outros.
Se o seu serviço é um produto que o cliente precisa manter uma assinatura, é uma venda com recorrência, um bom trabalho de venda consultiva vai permitir que o número de cancelamentos seja o mais baixo possível. De novo, o cliente está satisfeito porque você está solucionando o seu problema. Por que ele cancelaria?
Clientes satisfeitos também acabam refletindo em um aumento do ticket médio. Afinal, se seu produto é bom, porque ele não deveria apostar em outros produtos seus? A chance de aumentar o faturamento médio de cada cliente devido a uma venda consultiva bem realizada é elevada.
Para que sua venda consultiva seja bem sucedida, você precisa de uma ferramenta capaz de oferecer as mais importantes informações sobre seu cliente. Você precisa de um CRM fácil de usar e que reúna os dados necessários para fechar seu negócio. Em resumo: você precisa do LeadStation!
Um gestor de vendas online, o LeadStation permite que você cadastre seus produtos e clientes em seu banco de dados. Vai poder inserir etiquetas, verificar a sua linha do tempo, inserir automações para ajudar na venda. Tudo para ajudar a facilitar o seu trabalho e fazer com que você não perca oportunidades.
Por isso o LeadStation pode ajudar em suas vendas consultivas. Vai ser uma ferramenta para ajudar em suas negociações. Não perca tempo, vamos conversar!