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Fidelização de clientes: conceito, importância e dicas

Fidelização de clientes: conceito, importância e dicas

O cliente é o seu bem mais valioso. Todo mundo que trabalha com empresas sabe que isso é uma verdade. E que você precisa trabalhar com diferentes estratégias para sempre atender e manter bem aqueles que compram de você. Para isso, é preciso que sua empresa tenha uma boa estratégia de fidelização de clientes.

Essa prática não é tão usada quanto deveria. Muitos preferem focar na captação de clientes, sem saber que é cinco vezes mais barato vender para quem já comprou de você, em relação a trazer novos clientes. Enquanto trazer novas pessoas para sua empresa é importante, você precisa sim ter um cuidado muito grande com seus clientes antigos. É preciso fidelizar.

O que é fidelização de clientes?

Fidelizar clientes é desenvolver estratégias e ações para reter os clientes que você já conquistou e fechou. Ela se baseia, de início, na satisfação que eles tiveram ao comprar seus produtos ou serviços. A qualidade do que você oferece, seja do produto e atendimento, é o primeiro ponto.

Mas por que a fidelização de clientes pode ser tão relevante para sua empresa?

Vender novamente para o mesmo cliente

Cada cliente tem seu custo de aquisição. Se o mesmo cliente está comprando de você de novo, esse custo reduz. Por isso é tão mais barato vender de novo para as mesmas pessoas. Você já investiu e já fechou negócio. Se o seu trabalho foi bem feito, você precisa vender de novo para ele, que vai ser ainda mais fácil que antes.

Previsibilidade na receita

Caso você consiga fidelizar diversos clientes, você vai conseguir uma maior previsibilidade de sua receita. O fluxo constante de renda vai ajudar em sua administração. Algo semelhante a quem faz vendas recorrentes.

Uma pesquisa de satisfação de qualidade

Quando você fideliza clientes, você consegue também entender melhor a qualidade de seus serviços e atendimentos. Essas pessoas vão entender seus pontos fortes e fracos, e com muita conversa (recomendamos também pesquisas, para ter os dados corretos sobre o seu desempenho).

Dicas para fazer fidelização de seus clientes

Agora que você sabe o que é fidelização de clientes, e no que ela pode ajudar, conheça algumas dicas:

1- Melhore seu atendimento

O primeiro passo, se você deseja fidelizar seus clientes, é oferecer um atendimento de qualidade. Tenha uma equipe bem treinada, capaz de atender as demandas. E sempre ofereça diferentes canais de comunicação.

Um detalhe muito importante é saber escutar seus clientes, saber entender suas necessidades e demandas. Pesquisas de satisfação, entrevistas, formulários. O importante é que você saiba o que o cliente está achando do seu trabalho.

2- Ajude o sucesso do seu cliente

Hoje em dia o processo da venda vai muito depois do negócio fechado. Não basta vender, você precisa garantir que o cliente goste do resultado do seu produto. Essa preocupação com o sucesso do cliente é fundamental para sua fidelização. Além de muita conversa, você precisa também dar todo o suporte necessário para o cliente aproveitar todo o potencial de seu produto.

3- Crie programas de fidelidade

Desenvolva programas de fidelidade para premiar aqueles clientes que se mantêm fiéis ao seu produto. Esse tipo de iniciativa incentiva que o usuário siga seu cliente, porque ele ganha benefícios se seguir fidelizado.

Para isso, você pode usar o LeadStation, que permite que ofereça pontos nos cadastros do seu cliente. Com esses pontos, você vai poder criar programas capazes de oferecer benefícios, de acordo com a pontuação. Tudo para que o cliente tenha esse incentivo extra na hora de comprar.

Com esse texto você teve a confirmação que a fidelização do cliente é algo que sua empresa precisa trabalhar e se dedicar. Não perca tempo!