Email Marketing
Quão importante é a sua reputação para alcançar a caixa de entrada?

Quão importante é a sua reputação para alcançar a caixa de entrada?

Pode parecer bobagem, mas os provedores de envio de e-mail levam muito a sério sua reputação. Estar de acordo com as boas práticas das ferramentas de disparo pode ser a diferença entre a caixa de entrada do usuário e sua caixa de spam.

Por que os provedores de e-mail marketing se preocupam com a sua reputação?

A função dos provedores de e-mail marketing é oferecer uma experiência de qualidade para seus usuários. Enviar conteúdo de pouca qualidade é pedir para perder seus clientes para outros serviços. 

Como garantir que esse conteúdo seja de qualidade? Eles se baseiam em cálculos de reputação, em como seu negócio respeita as boas práticas indicadas por cada serviço. Caso você não siga as indicações, você receberá uma má reputação, e será considerado um spammer. Portanto, suas mensagens vão ter mais dificuldade em chegar até a caixa de entrada dos usuários.

O que faz a diferença na reputação?

Isso não quer dizer, porém, que elas diferem muito entre si. Os cálculos, em si, possuem métricas diferentes para avaliar, mas o comportamento do usuário é geralmente muito parecido. Confira algumas sugestões que funcionam na maioria dos serviços:

1- Higiene suas listas de contatos

Não importa se sua lista de contatos é muito extensa, o que importa é o quanto eles interagem com você. Você precisa tomar atitudes caso os contatos não abram seus e-mails. Tente reengajar, se possível, os contatos que interagem, mas se não der certo, seguir enviando conteúdo vai apenas prejudicar sua reputação.

2- Monitore a reputação de seu domínio

Suas atividades de envio acabam influenciando também seu domínio, que acaba desenvolvendo uma reputação. É importante então fazer uma avaliação constante de qual é a sua reputação, para evitar surpresas desagradáveis. Caso poucos dados estejam disponíveis, significa que você ainda não enviou o bastante. 

Recomendamos as ferramentas: Talos Intelligence, Barracuda e McAffe

3- Verifique as blacklists

Outro ponto importante é evitar as blacklists, as listas negras dos provedores. Sempre verifique se seus provedores e domínios estão nessas listas.

4- Identifique os relatos de spam

Caso você comece a cair no spam, é preciso investigar o que está acontecendo. Verifique sua estratégia e seus envios, para impedir que isso se torne uma constante.

Conheça o Mailtop

O Mailtop é a indicação da LeadStation para envios de e-mail marketing. É uma ferramenta de marketing digital que dispara mensagens. Ela é de fácil uso, com templates personalizáveis e responsivos. Possui também fluxos de automação fáceis de programar, bem como listas de segmentação.

Também possui uma série de cuidados, para evitar que você perca reputação e comece a cair na lista de spam dos usuários. Conheça melhor o Mailtop!