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Como se manter próximo do seu cliente no final de ano e no período de férias

Como se manter próximo do seu cliente no final de ano e no período de férias

Enquanto muitos dizem que a parte mais difícil em um relacionamento com o cliente é conquistá-lo, no primeiro momento, não quer dizer que depois as coisas fiquem mais fáceis. É preciso um trabalho para mantê-lo próximo e engajado, e um período onde isso é particularmente delicado é no final de ano e durante as férias.

Não importa se você é um vendedor, um profissional freelancer ou outro motivo, a necessidade de se manter próximo ao seu cliente neste período existe. Para ajudar você com essa necessidade, preparamos esse conteúdo. Veja dicas de como manter o seu relacionamento com seu cliente o ano inteiro:

1-Conheça o seu cliente 

O primeiro passo para toda estratégia de relacionamento com o cliente de sucesso é essa: conheça bem quem é o seu cliente. Saiba o que ele espera de você e do seu trabalho. Para formar um relacionamento a longo prazo você precisa conhecer as expectativas de seu cliente.

2- Envolva seu cliente em seu trabalho

Entrar em contato, formalizar a relação e depois enviar o produto ou trabalho pronto. Muitos acreditam que a vida do comerciante ou do freelancer é essa, quando, na verdade, deveria ser muito mais do que isso. Se o cliente não se sente integrado no seu processo, significa que ele não vai perder muito tempo pensando se deve ou não renovar, ou manter seu serviço em um período de baixa.

Se você vende comida, por exemplo, ao invés de mandar só o cardápio, faça enquetes, permita que eles sugiram quais vão ser as próximas opções. Com isso você mantém o cliente integrado e satisfeito. 

Cuidado, porém, para não cansar o cliente, ou ser “pegajoso”. Sempre leve em conta qual é o seu trabalho e o que o cliente quer. Não force demais um relacionamento, porque você pode se tornar inconveniente.

3- Cumpra os prazos e peça feedback sempre

Para manter seu relacionamento com o cliente o ano inteiro, inclusive nas férias, é importante que esteja tudo funcionando de maneira satisfatória para ambos. Isso significa que prazos são fundamentais. Se o cliente sentir que está tudo organizado e os prazos estão funcionando corretamente, a tendência é que ele aumente sua confiança em você.

Peça constantes feedbacks sobre o que o cliente pensa a respeito do seu trabalho, se está alinhado com suas expectativas e está dando o retorno desejado. Isso serve para estreitar laços e também mostrar sua importância para ele.

4- Envios programados

Chega no final do ano e, com ele, o recesso, os feriados e alguns dias fora da empresa. Isso significa que você não deve enviar mensagens durante esse período? Claro que deve! E para que isso não entre em conflito com as folgas e recessos (porque ninguém merece parar as férias para trabalhar), basta programar todos os envios.

As ferramentas de disparo de e-mail marketing permitem que você deixe programado os envios, de acordo com seu interesse. Com isso ninguém precisa ficar monitorando para verificar se foi ou não enviada a mensagem desejada, basta verificar se está tudo programado antes do recesso.

Não esqueça, também, de avisar sobre as folgas e recessos. É importante que seus clientes saibam se sua empresa vai fechar, ou quais vão ser os horários nesse período.

Como o Mailtop pode ajudar sua empresa?

O Mailtop é a ferramenta de marketing digital recomendada pela LeadStation. Ela possui capacidade de segmentar seus envios e agendá-los, para que seus clientes recebam suas mensagens quando for o momento correto, sem risco de problemas.

O Mailtop é uma solução que permite o envio de templates responsivos, com grande capacidade de personalização. Seu uso envolve clique e arraste, tornando fácil e intuitivo o desenvolvimento das suas mensagens.

Com essas dicas, você vai conseguir desenvolver relacionamentos a longo prazo com o cliente, e também durante períodos de baixa, como as férias e o verão. Siga nosso trabalho para mais dicas e sugestões!