O trabalho de criação de campanhas de e-mail marketing é complexo, com diversos fatores que precisam ser levados em consideração para garantir os melhores resultados. Para ajudar sua empresa nessa tarefa, criamos esse conteúdo com os seis erros mais comuns quando criamos campanhas de e-mail marketing.
Claro que existem bem mais que seis erros, alguns também capazes de prejudicar suas campanhas e fazer seu trabalho ir por água abaixo. A questão é que esses erros selecionados pela nossa equipe são aqueles que vemos com uma frequência preocupante. Confira os erros mais comuns, bem como sugestões para evitá-los:
Algo que sempre deve-se evitar, em qualquer campanha de e-mail marketing, é enviar conteúdo irrelevante para seu público. Não importa o quão bom é seu material, se a pessoa que o recebeu não tem interesse nele, ele não vai abrir para ler.
Esse é um problema simples de resolver, felizmente. Você precisa revisar, ou começar a empregar, a segmentação de seu público. Para isso, você precisa dividir seu público, separando sua lista em uma lista menor, com critérios mais específicos. Uma sugestão de critérios é:
Com suas listas melhor organizadas, você vai poder desenvolver fluxos de automação, permitindo que seu público receba informações mais condizentes com seu perfil.
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Pode parecer bobagem, mas é importante que o cliente receba um e-mail de boas vindas quando se cadastra para receber seu conteúdo. Alguns acham que isso não é importante, mas o mercado acostumou o público com esse e-mail, então é importante que você também o envie.
Basta enviar um primeiro e-mail de apresentação, falando sobre quem você é e o material que envia. Com isso, ele vai saber o que esperar de seus envios e também começa a saber sobre você e sua empresa. É o início do seu relacionamento.
Todo e-mail precisa ter um call to action claro. Não adianta inserir muitos botões, ou inserir botões que não são muito claros. Quando a pessoa receber o e-mail, ela precisa, na primeira olhada, saber onde ela precisa clicar para realizar a ação desejada.
Independente do porquê de seu e-mail ter uma call to action, seja para ir para seu site, preencher um formulário ou outro, é importante que seja uma das partes mais destacadas de sua mensagem. Ela precisa ser clara, em um bom tamanho e que não deixe dúvidas sobre o que o usuário precisa fazer para executar essa ação.
As pessoas cada vez mais acessam a internet através de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Seus templates precisam estar adaptados para essa nova realidade, sendo capazes de serem abertos em qualquer lugar.
É preciso então ficar sempre atento, verificando se seus templates podem ser abertos em telas de todos os tamanhos, seja computador, celular e tablet. É preciso verificar se sua ferramenta de disparos de e-mail possui a opção de template responsivo, ou amigável para smartphones.
Apesar de querer receber suas mensagens, o público pode querer não receber o tempo todo. É preciso muito cuidado quando falamos de frequência de envios de e-mail marketing. É preciso saber a frequência que seu público quer seu conteúdo, porque muito pode cansar e até mesmo fazer com que eles pensem em cancelar a assinatura.
Outro problema é uma possível baixa frequência de envios. Caso você envie pouco, é possível que seu público até esqueça de você. É preciso achar um meio termo, uma frequência correta.
Para achar esse valor correto, existem possibilidades. A pesquisa de satisfação é uma delas, outra é realizar testes A/B. O importante é entender e atender o desejo de seu público.
Imagens e vídeos podem dar um diferencial às suas campanhas. É possível inclusive aumentar sua taxa de abertura usando esses recursos, para chamar a atenção do público com um material diversificado. Mas como então é um erro usar imagens e vídeos?
O erro é usá-los em demasia. Caso você foque demais nesse tipo de conteúdo, é possível que seu e-mail sofra consequências. Um tempo de carregamento muito longo, imagens e arquivos corrompidos são alguns dos problemas mais comuns.
O importante é equilibrar. Junto com algumas imagens e vídeos, usar textos também. O importante é fazer com que seu público sinta que está recebendo a mensagem completa.
O Mailtop é a ferramenta de marketing digital focada em e-mail marketing e indicada pela Leadstation. É uma solução completa e fácil de usar, com muitas opções de personalização, com vários templates e um banco de imagens bastante completo. Os templates que o Mailtop usam são naturalmente responsivos, o que torna seu trabalho mais seguro.
O Mailtop é uma ferramenta que pode ser muito útil também na correção desses erros. Ele possui funcionalidades para ajudar na segmentação, com fluxos de automação para garantirem que sua mensagem chegue a quem tem interesse. Seus templates são responsivos, facilitando na hora de desenvolver a campanha.
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