Email Marketing
Como a LGPD afetou seu e-mail marketing?

Como a LGPD afetou seu e-mail marketing?

Você já conhece a LGPD? Já faz cerca de um mês que entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que mudou a maneira com que as empresas podem tratar os dados dos seus clientes. 

A LGPD afetou o seu negócio?

Você precisou alterar muitos dos seus procedimentos agora que a LGPD está em execução? Fluxos e operações foram organizadas de maneira a estar em conformidade com a legislação? Seu principal objetivo agora precisa ser a proteção dos dados individuais de seus clientes.

Eles são responsabilidade de sua empresa, e se você usa operações com esses dados, qualquer problema que ocorra será de responsabilidade sua. Independente de ser dado físico ou virtual, de ser cliente, prospect ou outro.

Você sabe o que é um dado individual?

Dado individual é uma informação relacionada a uma pessoa física. Caso esses dados sejam combinados, será possível identificar seu proprietário. Sua empresa precisa ter a permissão para tratar esses dados, para fazer operações com eles.

O que a lei permite é que existam dois tipos de agentes que atuem com dados, os controladores e operadores. Controladores decidem como vai ser o tratamento realizado, e operadores realizam esse tratamento.

Como a LGPD afeta o e-mail marketing?

O envio de e-mail marketing não é considerado uma quebra da LGPD. O importante é sempre respeitar os desejos do usuário, fazer com que ele entenda e esteja de acordo com os envios. Ao invés de prejudicar, a LGPD vai fazer com que você consiga qualificar seus leads, enviando as mensagens para quem realmente quer receber.

Agora você precisa do “opt in”

A LGPD pede que você tenha o consentimento do usuário para registrar e usar seus dados. No caso do e-mail marketing, isso significa que você precisa do “opt in” dele, uma confirmação que ele aceita receber seu material.

Na maioria das vezes, basta o próprio usuário preencher seus dados em um formulário e clicar no “confirma” para que ele receba seu e-mail marketing. Isso quer dizer que ele escolheu se cadastrar e ceder seus dados, por isso vai receber suas mensagens.

Nem sempre precisa ser exatamente um formulário preenchido. Talvez até mesmo um “desejo receber esse e outros materiais” pode ser considerado um opt in. 

O que importa é que agora a prática de spam, que já era questionável, é ainda pior. Ficar enviando muitos e-mails para alguém que não quer receber é uma atividade que pode até mesmo causar problemas, por isso cuidado.

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