Sabemos que o relacionamento com o cliente é a base para o crescimento de qualquer negócio, não é mesmo? A famosa sigla de origem inglesa CRM – Customer Relationship Management – significa gestão de relacionamento com o cliente e é uma ferramenta poderosa que, quando usada de maneira estratégica e alinhada aos objetivos da empresa, garante informações mais precisas e centralizadas e, com isso, uma comunicação qualificada entre as equipes e o cliente.
A maioria das empresas conta com sistemas e ferramentas especializadas para gerenciar o relacionamento com o cliente, mas a verdade é que nem sempre fazem bom uso de seus benefícios.
Pensando nisso, vamos entender um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta, conhecer sua importância e saber como é possível usá-la para nutrir leads, reter clientes e, claro, alavancar as vendas.
Um dos maiores benefícios do CRM para uma empresa é a centralização das informações. Afinal, lidar sem organização com e-mails, chats, URAs, SMS, redes sociais e WhatsApp, pode não apenas prejudicar a produtividade da equipe, mas passar uma imagem negativa de que a empresa não tem controle sobre os seus canais de atendimento.
A fidelização de cliente é sem dúvidas um dos maiores desejos dos empreendedores e talvez seja um dos principais motivos para as empresas considerarem a contratação desse tipo de ferramenta. Todas as informações cadastradas no CRM são essenciais para desenvolver campanhas, ofertas personalizadas e, claro, criar fidelidade em sua base.
A automação por si só já é um processo indispensável para aumentar a produtividade de uma empresa. O CRM permite que o tempo seja mais bem utilizado pelas equipes, evitando a inserção de dados manualmente a cada contato ou a pesquisa de histórico em diferentes canais de comunicação da empresa.
Dessa forma, as equipes conseguem direcionar esforços em outras frentes, gastando mais tempo convertendo leads e realizando vendas.
Para desenvolver um relacionamento com o cliente é preciso primeiramente conhecê-lo. E o CRM permite que o vendedor conheça a fundo todas as dores e incertezas do consumidor, possibilitando a identificação de comportamentos padrões e facilitando a criação de um relacionamento, para que ele consiga avaliar cada situação e propor ações estratégicas de maneira muito mais eficiente.
Visando tornar o ciclo de vendas mais rentável, os sistemas de gestão – pensados para as novas necessidades de um negócio que precisa entregar experiências fora do convencional, para um público cada dia mais exigente – já costumam ser um CRM integrado. Essa integração permite gerenciar todos os processos e demandas operacionais, garantindo maior cuidado e eficiência no atendimento ao consumidor.
A implementação de um sistema de gestão com CRM pode melhorar definitivamente situações críticas da empresa e ajudar a desenvolver estratégias mais eficientes e lucrativas.
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