Retenção de clientes: dicas para aumentar o ciclo de vida dos seus leads

É sabido que manter bons clientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Mas, além de garantir vendas recorrentes e criar uma base de clientes estável, a retenção também significa reunir mais defensores e pessoas fiéis à sua marca.

Mas as empresas nem sempre dedicam a atenção necessária a essa atividade e, em vez disso, optam por priorizar as ações destinadas a atrair novos clientes.

Preparamos neste post, três dicas para melhorar suas estratégias e fidelizar sua base. No entanto, além das iniciativas, é importante ter disciplina para fazer com que todos na empresa entendam a importância de trabalhar com foco na satisfação do cliente e de oferecer a ele uma boa experiência.

Confira!

Com auxílio da tecnologia da informação e de softwares de CRM é possível conhecer realmente seus clientes, dividi-los em grupos e tratar cada um deles de forma diferenciada, oferecendo o produto ou serviço certo, para a pessoa certa, no melhor horário e pelo canal mais assertivo.

Afinal, o que é a retenção de clientes se não oferecer exatamente o que ele procura, para que não vá buscar isso na concorrência?

Quando pensamos em retenção, nossa preocupação é garantir que a experiência do cliente atenda a todas as suas expectativas.

A equipe responsável pelo atendimento ao cliente no setor de suporte tem um grande peso nessa história, e os resultados serão melhores se você pensar em seu papel de maneira estratégica.

Não é à toa que muitas operações estruturaram equipes específicas para trabalhar na nutrição dos leads e acompanhar sua jornada.

Ao desenvolver uma estratégia de aquisição de clientes, geralmente nos concentramos na reputação da empresa. E porque não manter essa preocupação no relacionamento com os clientes atuais?

Para isso, é importante ter um plano de comunicação bem estruturado, idealizado de acordo com a jornada do cliente na empresa.

A dica é sempre investir em marketing digital para manter uma base estável e trabalhar constantemente em sua expansão.

O desafio das iniciativas de retenção de clientes nem sempre está vinculado a grandes esforços operacionais. Os fatores mais importantes são a disciplina e a mentalidade para que a atenção da empresa se concentre na satisfação do cliente.

Para que isso ocorra, é necessário, por exemplo, monitorar de perto a taxa de rotatividade da empresa, algo essencial para medir a eficiência da equipe de vendas na manutenção da receita. Um sistema de gestão de vendas pode fazer toda a diferença

Gostou deste post e quer saber mais formas de impactar positivamente seus clientes? Conheça a LeadStation, plataforma online para gestão de vendas, que integra de forma automática todos os leads da sua empresa e disponibiliza um ambiente inteligente para que sua equipe de vendedores possa converter ainda mais.