É preciso entender que apesar de que a estratégia de funil de vendas é útil para todos os tipos de negociação e mercado, existem modelos específicos para determinadas negociações. Aqui vamos apresentar quatro modelos para empresas específicas, para que você selecione qual é o mais atrativo para você.
O funil de vendas é uma estratégia usada para visualizar o caminho que o possível cliente passa desde que conhece seu produto ou serviço até ele fechar o negócio. O nome funil é porque ele parece um gargalo, com vários entrando pelo topo e relativamente poucos saindo pelo fundo, depois de passar por um processo de “filtragem”.
Saiba mais sobre funil de vendas.
Conheça agora quatro modelos específicos de funil, cada uma para um tipo específico de empresa.
Empresas de SaaS oferecem serviços na internet. “SaaS” significa “Software as a Service”, ou “Software como um serviço”. Exemplos como Netflix, Microsoft, Adobe e outras. É um mercado competitivo, que precisa de um cuidado extra.
Para ter um funil de vendas efetivo, você precisa desenvolver passos capazes de encantar os clientes e fidelizá-los, já que existem diversas opções. Para isso você precisa de um trabalho de qualificação, agregar valor em seu produto e sua marca, e também seguir engajando para reduzir a rotatividade de clientes.
Você precisa de um funil de quatro etapas:
O topo do seu funil. Aqui você deve atrair atenção para o seu produto e, para isso, precisa identificar seu público-alvo. O seu trabalho é padronizar sua comunicação e trabalhar com seu marketing digital. Você precisa atrair os leads, fazer com que entrem no seu funil. Quais métricas você precisa acompanhar:
Acompanhar essas métricas vai ajudar a entender os movimentos de quem entra em seu funil. Faça testes para descobrir o que funciona e o que não. O importante é garantir que as pessoas engagem.
Os clientes passaram pelo topo do funil. Eles estão agora no meio, e você precisa descobrir como fazer com que eles consigam seguir sua jornada. Você precisa analisar as seguintes métricas:
O objetivo no meio do funil é garantir que o cliente mantenha sua nutrição. Que ele volte ao seu site, que ele leia seu material. Que perceba o valor do seu produto. Quando isso acontecer, aí sim ele estará conquistado.
O fundo do funil. É aqui que o usuário vai decidir se faz ou não a compra desejada. O que você precisa analisar para saber se está tendo sucesso?
Quando usuários pediram pelo teste grátis? Quantos quiseram manter o produto depois do teste? Assim você vai perceber qual é sua verdadeira taxa de conversão e o que você precisa para melhorá-la.
Empresas SaaS não podem viver apenas de novos clientes. É preciso fazer um trabalho de retenção de clientes. Você precisa de uma equipe capaz de oferecer suporte, para que os mesmos estejam contentes e renovem com seu serviço. É dos clientes que se mantém que virá a maior parte de seu lucro.
Negócios baseados em serviços possuem regras bem específicas, precisam de um modelo de funil de vendas que faça sentido. Um modelo em que o foco seja construir um relacionamento, ganhar a confiança do seu cliente.
Conheça aqui as etapas desse funil:
Diferente do modelo anterior, aqui no topo do funil o objetivo não é apenas trazer pessoas para seu site. O objetivo é gerar leads. Converter pessoas em possíveis clientes. Para isso você precisa dos dados deles, conseguir o e-mail e/ou telefone, através de formulários. Não basta só trazer, precisa converter.
No meio do funil você precisa qualificar esse leads. Identificar aqueles que são seu público-alvo e garantir que eles recebam a nutrição correta para seguirem no fluxo. Como você já tem os dados deles, é hora de usar esses dados para enviar conteúdo de qualidade.
Os leads que seguirem no funil de venda já estão no fundo. É hora de entrar em contato com eles, primeiro para conversar sobre as qualidades de seu serviço.
Vender para empresas é algo muito mais complexo do que vender para pessoas físicas. São, geralmente, vendas complexas. Chamamos elas de vendas B2B.
Para ter sucesso nesse tipo de negociação, você precisa ficar atento para a qualidade de seus leads, se são o público-alvo desejado, e também para as características da empresa que você está negociando.
Como são vendas que geralmente tomam bastante tempo, o seu funil de vendas é mais longo do que seria esperado, representando o cenário que envolve diversas reuniões, demonstrações até que o negócio se concretize.
Quando é realizado o primeiro contato com o lead e você toma a decisão se o lead é ou não qualificado o bastante para negociar com sua empresa. Aqui também é quando você é apresentado às dores do possível cliente.
Agora que você conhece o cliente, você precisa determinar qual vai ser o produto que será vendido. O seu produto atende as necessidades do cliente? Ele tem condições de fazer a compra?
Agora você precisa mostrar como o seu produto pode ajudar ao possível cliente. Não é hora de apresentar característica, é hora de apresentar benefícios. Mostre como seu produto ataca as dores do cliente.
Com todas as informações que você já usou, é hora do cliente, provavelmente, aprovar a compra, ou pelo menos fazer o teste. Cabe aos seus vendedores apararem arestas para garantir o negócio.
O cliente entendeu que seu produto atende suas necessidades, e vai comprar.
Nem todas as negociações terminam em sucesso. Não quer dizer que deu tudo errado. Mantenha esse contato em sua base de dados e siga enviando material. Faça um trabalho de follow up para verificar se não é possível recuperar essa oportunidade.
Outro funil mais extenso que o normal, o funil de vendas do mercado imobiliário se foca, também, no desenvolvimento do relacionamento com os clientes. Cabe ao profissional da área coletar o maior número possível de informações sobre o cliente, sua capacidade de orçamento e seus interesses.
Confira o funil de vendas para o mercado imobiliário
Os clientes que chegam até você (e existem diversas opções de entrada, que vão desde internet até o boca a boca) entram no topo do funil. Você precisa então colher as informações sobre quais são os seus interesses para que, quando surgir um imóvel com essas características, você possa entrar em contato e saber seu interesse.
Já que existe um interesse, é hora de buscar mais informações sobre esses possíveis clientes. Eles realmente vão comprar, ou só estão buscando informações para o futuro? Envie material para que eles conheçam o imóvel, ofereça a assinatura de uma newsletter, se for o caso.
Se você possui o imóvel que o cliente está procurando e ele está interessado, é hora de agendar a visita. Quanto mais personalizada ela for, maiores suas chances de fechar negócio. Você sabe o que o imóvel oferece e o que o cliente quer, use isso ao seu favor.
Seu objetivo nessa etapa é não deixar o negócio esfriar. Responda as perguntas, esteja sempre presente para o que o cliente precisar. Tudo para finalizar a negociação e fechar o contrato.
Com a venda concretizada, é importante seguir com os canais abertos. Afinal, você não sabe quando essa pessoa vai querer fazer uma compra de novo, e é sempre mais fácil vender para quem já comprou anteriormente de você. Caso a negociação não tenha sido positiva, marque o negócio como perdido e siga enviando conteúdo para ele.
Esses são quatro funis de vendas que você pode usar em seu negócio. É possível usá-los com o LeadStation, para facilitar o seu trabalho e aumentar suas chances de vendas. Vamos conversar?