Vendas
Série PEACE: entenda o que é, qual a importância e como definir um processo comercial

Série PEACE: entenda o que é, qual a importância e como definir um processo comercial

Sua empresa está com dificuldade em bater metas, em traçar planos? Foi desenvolvido um método de gestão de vendas para que você consiga direcionar seu trabalho. Chamado de “Série PEACE”, esse método traz cinco pontos fundamentais para que os gestores foquem, para construírem um time competitivo, eficiente e produtivo.

Conheça os cinco pilares da série PEACE

O nome de “Série PEACE” vem de: Processo, Empoderamento, Abordagem, Conversão e Evolução. Esses são os pilares que precisam ser dominados pelos gestores para que sua equipe comercial consiga atingir seu potencial.

Aqui vamos explicar cada um deles:

Processo

Sua Série PEACE precisa de um processo bem claro de vendas. Muitas empresas acreditam que tem um processo, uma jornada de compra, mas na realidade tem tarefas, não muito bem claras, que os vendedores precisam seguir. Isso não acaba ficando claro para sua equipe, o que gera uma série de problemas.

É no processo que você vai definir qual é o funil de vendas de sua empresa, qual é o roteiro que os vendedores precisam percorrer. Deixar um desenho claro do que é esperado que sua equipe de venda faça em todas as situações, e explicar para eles. Quanto mais claro, melhor eles vão seguir.

Empoderamento

É papel do líder empoderar seus vendedores, fazer com que se sintam capazes, liderá-los em direção às metas desejadas. Seu papel, durante esse processo, é garantir que o seu time seja engajado durante o processo, na execução diária de suas tarefas e demandas.

Para garantir que isso aconteça, o líder precisa explicar à sua equipe o que é esperado deles e a importância do processo desenvolvido, bem como dados que serão constantemente monitorados. Isso tudo enquanto estrutura treinamentos, para aumentar ainda mais o entendimento deles do que você deseja fazer.

Explique o que seus vendedores têm a ganhar com seu novo processo. Eles não podem achar que é perda de tempo, e muitas vezes pessoas têm resistência quando são apresentados a novidades. 

Abordagem

Já que existe um processo claro e compreendido pelos vendedores, agora é preciso entender como é a abordagem de sua equipe. Como está sendo o tratamento das oportunidades que chegam a sua empresa? Quais perguntas são feitas, quais são suas técnicas de vendas.

A venda não é algo rápido, é longo, é uma maratona. Precisa ser tratada assim, Use ferramentas, como CRM, e os meios de comunicação, para entender o que está acontecendo. Ouça gravações, verifique trocas e e-mails. O importante é saber como as coisas são feitas no momento e onde elas podem melhorar.

Conversão

Outro papel do líder é saber o que acontece com seu time. Não basta aparecer no início do mês, relembrar qual é a meta a ser batida, depois aparecer no final para cobrar os resultados. Não, é preciso participar bastante durante todo esse período, saber tudo que acontece, quais são as negociações que vão fechar, qual é a previsão da semana.

Acompanhe as métricas, saiba qual é a duração do ciclo de vendas e quais são as taxas de conversão em cada etapa da jornada. Com isso, você vai conseguir prever, com alguma margem de sucesso, quais serão os números do próximo mês. E vai ajudar seus vendedores a atingir as metas, já que vai ser possível focar em pontos específicos, como as que já estão mais avançadas, para que todos consigam atingir seu objetivo.

Evolução

Sempre falamos da importância de analisar os dados que você recebe de suas ferramentas. São esses dados que permitem que você saiba realmente o que está acontecendo. E na etapa da “Evolução”, você vai usar esses dados para descobrir o que pode ser feito para melhorar os resultados. 

O Leadstation e a metodologia PEACE

O Leadstation é um gestor de vendas online, um CRM que reúne informações sobre suas oportunidades de vendas. Possui linha do tempo, dados cadastrais e pode ser integrado com outras soluções, para uma melhor visualização de todo o processo de vendas.

Todas essas informações podem ser usadas para que você consiga usar o método PEACE, Você consegue acompanhar todo o processo de venda e implementar o modelo, com informações claras sobre o que precisa fazer.

Não perca tempo, nem perca oportunidades. Incorpore o método PEACE e veja suas vendas aumentarem.

Tags :