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LGPD – Maneiras de obter o optin e optout dos seu clientes

LGPD – Maneiras de obter o optin e optout dos seu clientes

A implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais tornou muitas das práticas de marketing digital anteriores bastante questionáveis. Para muitos, é difícil saber como proceder sem arriscar punições. Vamos ajudar você a conseguir o optin e optout sem riscos.

O que é optin e optout?

O optin é quando o usuário da internet autoriza sua empresa a enviar seu conteúdo para ele. Por algum motivo, não especificado, o usuário passou seu endereço de e-mail para você com a autorização de envio de material.

Conheça os tipos de optin

Existem três tipos de optin: soft, single e double. Conheça cada um deles:

Soft: o usuário passou seu e-mail para sua empresa por algum motivo, seja reunião, seja através de um contato. E você começou a enviar seu material para ele.

Single: o usuário expressa o desejo de receber seu material através de alguma assinatura. Ele se cadastra na sua newsletter, por exemplo. Essa é uma autorização segura.

Double: Além de assinar, igual é realizado no optin single, o usuário também tem uma segunda ação, geralmente respondendo um e-mail. Com isso a segurança é ainda maior.

O que é o optout?

O optout é quando sua empresa dá a oportunidade do usuário se descadastrar de sua lista de e-mail marketing. Isso é para quando ele não se sente mais à vontade, ou não tem mais o interesse em seu material. Ele desautoriza os envios, acabando com a relação.

Mas por que eu faria isso? Porque no e-mail marketing moderno, você não quer mais enviar suas mensagens para qualquer um, e sim para pessoas que realmente tenham o interesse no que você quer dizer. Manter um usuário descontente só vai prejudicar sua imagem e suas métricas de reputação.

A LGPD e optin e optout

Agora, com a LGPD, é preciso que sua empresa tenha um cuidado maior na hora de captar os leads para sua campanha. Fica determinado que todas as empresas precisam do consentimento do usuário para enviar mensagens para ele, e também precisa sempre oferecer a possibilidade de remover esse consentimento.

O que isso quer dizer, em se tratando de optin e optout? Que o soft optin não é mais uma opção válida, pelo menos não de acordo com a LGPD. O ideal é que você busque sempre a opção de double optin. E sempre ofereça, em todos os seus e-mails, o optout.

Com isso você vai estar em conformidade com a legislação, e com um relacionamento mais aberto e próximo com seus contatos. Pense em como isso pode fazer a diferença com sua empresa!

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