Você já pesquisou um produto na internet, e depois disso viu ele em todos os anúncios possíveis, em todos os lugares? Você não sabe como as empresas sabem desse seu interesse? Neste post nós vamos te ajudar a entender, e também a saber fazer isso você também.
“Cookie”, palavra em inglês para biscoito. Sempre que você entra em um site, ele encaminha para seu computador um pequeno arquivo de texto, bastante básico, com um registro de suas interações.
Graças a esse pequeno arquivo, você tem registrado em seu computador suas preferências. Quando você olha um produto, fica registrado em seu computador. E aí entram as estratégias de retargeting e remarketing.
“Retargeting” é outra expressão em inglês. Nesse caso, podemos dizer que significa “mirar de novo”. Essa prática consiste em seguir apresentando um produto que o usuário já visitou, para que ele se convença a comprá-lo.
Como seu computador salvou, através do cookie, o registro do produto que você acessou a página, ferramentas de marketing digital vão usar esse registro para tentar convencê-lo a comprar. O Facebook Ads e o Google Ads possuem a opção de ficar mostrando anúncio deste produto para o cliente, para convencê-lo a comprar.
O retargeting é usado para segmentar os anúncios, repetindo para o usuário um produto que ele já viu. Com isso você não só aumenta as chances de vender, como também diminui o Custo por Aquisição de Cliente (CAC), porque você está direcionando diretamente para os clientes com desejo de comprar, reduzindo os custos com anúncios.
Remarketing é uma estratégia semelhante ao retargeting, mas focada no e-mail marketing. Ao invés de ficar mostrando para o cliente em anúncios, você manda mensagens.
Funciona como nesse exemplo: o usuário seleciona alguns produtos em um e-commerce e os coloca no carrinho. Mas por algum motivo, ele sai da compra. Ele recebe um e-mail marketing avisando que os produtos ainda estão no carrinho, esperando por ele.
O remarketing é positivo porque ele aumenta o número de acessos de seu site. Ele também melhora o engajamento dos clientes e sua percepção de sua marca. Estreita o seu relacionamento com seus clientes.
O uso de estratégias de marketing digital podem ser muito benéficas para seu negócio, especialmente se combinadas com um CRM de qualidade, como o CRM Leadstation, que é um gestor de vendas de fácil uso.