Inbound Marketing
Inbound Marketing: como essa estratégia pode ajudar sua empresa?

Inbound Marketing: como essa estratégia pode ajudar sua empresa?

O marketing digital está cada vez mais em voga, com empresas de diferentes segmentos buscando estratégias para otimizar seus investimentos nesse novo cenário. E uma das grandes apostas do mercado é o inbound marketing.

O que é o inbound marketing?

O inbound marketing, ou marketing de atração, é uma estratégia que consiste em — diferente do marketing convencional — fazer com que o cliente venha até você. Para isso se cria conteúdo sobre a sua área de atuação, para que o cliente sinta que você é uma autoridade no meio e crie confiança com você.

Esse conteúdo acaba por educar o lead. Melhor informado, ele consegue entender melhor sua necessidade e tomar a decisão de compra do seu produto ou não.

Como funciona o inbound marketing?

Quando você quer fazer uma compra, você pesquisa sobre o produto. Essa já era uma prática comum, agora, nos tempos da internet e do Google, isso se tornou ainda mais natural. Produtos similares, fornecedores, avaliações, entre outros, tudo isso é verificado antes da compra.

E é aí que o inbound marketing mostra seu valor. A filosofia inbound existe justamente para captar esse cliente que está pesquisando. Ele vai encontrar seu material, e se informar sobre você. Por isso que o conteúdo precisa ter qualidade: é através dele que você vai conquistar seu lead.

Mas por que informar meu cliente?

O cliente informado possui maior chance de comprar. Se você conseguir nutrir seu cliente com informações relevantes, será mais fácil para ele tomar sua decisão de compra. E se ele for nutrido por você, ele provavelmente vai criar um vínculo de confiança. Afinal, você não é só um vendedor que tentou empurrar algum determinado produto, você realmente ajudou-o com suas dúvidas.

Essa confiança e admiração tornam a negociação mais fácil. O cliente possui uma tendência maior de comprar. Ele geralmente acaba gastando um pouco mais na hora da compra. E, muitas vezes, seguirá fidelizado, consumindo seus conteúdos (e produtos) e poderá até mesmo indicar você para outras pessoas.

Como fazer uma estratégia de inbound marketing?

Responda primeiro a pergunta: quem é sua persona? A persona seria o cliente ideal, e toda estratégia de marketing digital começa pela definição dela, essa personagem que reúne as características ideais de seus clientes.

Com essa persona já definida, você deve fazer com que ela chegue até você. Com isso você pode usar tanto estratégias de mídia orgânica, como SEO, e de mídia pagas, para atrair esse público até seu site. E convertê-los em leads.

Como fazer essa conversão? Existem diversas estratégias de conversão, como o uso de landing pages e formulários, para garantir que o usuário faça a ação para ser convertido. Geralmente, deixar o e-mail em um formulário.

É a partir dessa conversão que começa o processo para a compra. E ele muitas vezes é realizado a partir da nutrição. O usuário começa a receber conteúdo através de seu e-mail, pensando em informá-lo para realizar a venda.

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O e-mail marketing como ferramenta de inbound

Usando uma ferramenta de disparo, é possível criar um fluxo de automação, para que o usuário comece a receber mensagens com conteúdo relevante, tudo para educá-lo, torná-lo cada vez mais capaz de decidir a compra.

O Mailtop é a ferramenta de disparos de e-mail indicada pela Leadstation. É um software capaz de realizar um fluxo de automação capaz de atender suas necessidades, determinando quais as condições para que cada usuário receba cada envio. Tudo para facilitar sua execução de estratégia.

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