Toda empresa precisa de ferramentas que auxiliem no dia a dia. Há duas soluções que são bastante conhecidas e utilizadas nesse contexto, como o CRM (Customer Relationship Management) e o ERP (Enterprise Resource Planning).
Muitos profissionais ainda confundem as funcionalidades de cada ferramenta e acabam achando que são a mesma coisa. E mesmo com ambas desempenhando um papel muito importante na organização da empresa, os objetivos são diferentes.
Nesse conteúdo vamos te explicar qual o intuito de cada ferramenta para o seu negócio!
Um CRM é uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente que visa aprimorar as interações e os relacionamentos entre uma empresa e seus clientes.
O principal objetivo de um CRM é ajudar na gestão do relacionamento com o cliente. A ferramenta mantém os dados dos contatos unificados em um único lugar só. Então facilita muito o trabalho dos vendedores pois: históricos de interações, dados de contato e outras informações são facilmente encontradas. Isso auxilia muito na hora de realizar negociações com os clientes.
Um CRM ajuda no aumento da satisfação do cliente, na retenção, além de ajudar na prospecção de novos clientes, impulsionar as vendas e o crescimento dos negócios!
Já o ERP é um sistema de planejamento de recursos empresariais. Mas o que significa isso? Que a ferramenta abrange as áreas funcionais das empresas, como: finanças, recursos humanos, entre outras.
O principal intuito dessa ferramenta é integrar os processos para auxiliar os gestores a ter uma visão mais centralizada de todas as operações da empresa. Da mesma forma, os diferentes setores do negócio conseguem se comunicar de forma mais rápida e objetiva.
Resumidamente, o CRM tem foco no relacionamento com o cliente. Já o ERP abrange todas as áreas da empresa. Por exemplo, enquanto uma plataforma de CRM acompanha o processo de vendas e atendimento com o cliente, um ERP gerencia outras áreas como por exemplo a área de recursos humanos ou o setor financeiro.
Finalizando, mesmo que o ERP seja uma excelente solução para gestão geral de diversos setores, apenas o CRM ajuda a melhor as interações e relacionamentos com os clientes e isso é o principal para gerar resultados e sucesso para as empresas.
Com um CRM como o LeadStation, é possível ter um maior e melhor envolvimento com os clientes, personalizar o CRM conforme o processo comercial da empresa, criar funis para prospecção, venda e pós-venda, acompanhar o desempenho da equipe em tempo real e muito mais.
Principais benefícios de usar o CRM Leadstation ao invés de um ERP:
Com isso sua empresa e seu time comercial terá muito mais agilidade nas vendas, terá processos e fluxos de fácil acompanhamento e por fim suas metas e objetivos mais fáceis de serem cumpridos.
O CRM soluciona muitos dos seus problemas nas vendas, principalmente na organização de todo o seu processo comercial
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