Nesse blog nós sempre falamos em como a fidelização precisa ser o objetivo de toda empresa. Garantir que haverá um fluxo constante de compras é garantir a segurança financeira de seu negócio. Se torna ainda mais importante quando você percebe que fidelizar é bem mais fácil do que pode parecer.
Porque simplificando muito, para fidelizar basta você ter feito um bom trabalho de venda e atendimento. Se sua empresa faz isso tudo, é preciso que você se pergunte porque não está fidelizando.
Já falamos bastante sobre fidelização, o que é e sua importância em outros momentos. Basicamente, é desenvolver maneiras de manter o cliente comprando de você, geralmente através de benefícios, como descontos ou brindes.
Os benefícios dessa prática são imensos. É muito mais fácil e barato vender para antigos clientes, em relação a atrair novos. É possível, inclusive, começar a prever possíveis vendas, quando se percebe o padrão de consumo. E é claro que isso depende das particularidades de sua empresa e quais produtos ela oferece, aliás, para essa previsibilidade de resultados, é preciso análise de indicadores, que pode ser feita através de softwares como um CRM, por exemplo. São inúmeros os benefícios da fidelização.
Portanto, comece o quanto antes a realizar essa prática!
Confira aqui cinco dicas para ajudar na fidelização:
Seu produto pode ser acima da média, se o seu atendimento não deixar uma marca, ele vai ser esquecido. E não basta um bom e atencioso atendente, ele precisa também ser rápido e possuir as ferramentas para o sucesso.
Foque em treinamento, capacitação e premiações para os bons vendedores e atendentes. Isso vai melhorar seu atendimento e aumentar suas chances de fidelização.
Parte fundamental do atendimento é ter a informação necessária para atender o cliente. Para isso, você precisa de uma ferramenta capaz de organizar seu banco de clientes e integrá-lo com os diferentes setores da empresa. Se isso não acontecer, discrepâncias entre setores podem acontecer, o que no longo prazo vai atrapalhar o seu trabalho.
Avisamos que seu atendimento precisa ser rápido, capaz de não deixar a oportunidade esperando. Para isso, o uso de automações são atraentes, por resolver os problemas mais fáceis e já entregar ao atendimento informações importantes sobre os mais complexos.
Hoje os clientes estão nos mais diferentes canais de comunicação, WhatsApp, SMS, e-mail marketing, Facebook, Instagram e outros. Sua empresa está em todos esses canais? E mais, ela consegue oferecer um atendimento de qualidade em todos eles? Isso é o chamado omnichannel, sendo capaz de oferecer o mesmo resultado independente do canal escolhido pelo cliente.
Não adianta seu atendimento ser muito bom se você não oferece vantagens para os seus clientes se fidelizarem. Quais os benefícios oferecidos? Como o cliente vai chegar até esses prêmios? Quais os critérios? E como essa informação está chegando ao seu público? Você precisa de um planejamento bem claro para que isso seja bem sucedido, mas os ganhos são imensos.
Para que a fidelização seja bem sucedida, você precisa de um CRM capaz de realmente ajudar no seu trabalho. Precisa ajudar a dar velocidade no atendimento, ser capaz de integrar diferentes setores e lidar com canais de comunicação.
Mas onde achar um CRM capaz de fazer tudo isso? Você achou, é o LeadStation.
Um gestor de vendas online, o LeadStation pode ser usado tanto em dispositivos móveis quanto em computadores de mesa, já que ele armazena suas informações na nuvem. Todo seu atendimento precisa ser centralizado com essa ferramenta.
Com o LeadStation é possível acompanhar atentamente o trabalho do atendimento e dos vendedores. Existem diversas métricas disponíveis para análise, para garantir que seu sucesso aconteça e te ajudar na previsibilidade dos resultados. Além disso, ele pode ser integrado com outras ferramentas, como WhatsApp, Facebook, e-mail marketing e Portais Web (OLX, WebMotors, etc).
Tudo com uma solução de fácil uso, que permite acompanhar diretamente os clientes, com automações caso uma negociação fique estagnada. E capaz de organizar seu relacionamento com o cliente.