O mercado é cheio de altos e baixos. Enquanto alguns prefeririam que não fosse assim, que durante o mês e o ano as vendas mantivessem seu ritmo constante, o fato é que algumas épocas de alta compensam as de baixa. Chamamos de vendas sazonais as que se aproveitam de datas especiais, e você precisa saber usá-las ao seu favor.
Pode, a princípio, parecer que esse tipo de situação só acontece no varejo, ou com tipos específicos de empresa, mas quando você começa a se informar sobre os diferentes tipos de mercado, mais você percebe que cada segmento tem suas sazonalidades. E você precisa conhecer o seu mercado, para se aproveitar das sazonalidades dele.
Como falamos anteriormente, cada tipo de mercado tem suas temporadas de alta e de baixa, que as vendas acompanham, e chamamos de vendas sazonais aquelas que são realizadas nesse período de alta. Vendas de Natal no varejo, de Páscoa no comércio de chocolate e início das aulas nas papelarias.
Acontece que esses períodos de sazonalidade não são uma constante para todos os mercados. Natal pode ser forte no varejo, mas não é para empresas de software, por exemplo. As lojas de brinquedos comemoram o Dia das Crianças, mas ele não faz diferença nas concessionárias de carros. Conhecer o mercado e suas datas é fundamental para seu planejamento de vendas e para suas previsões de resultados.
Confira aqui algumas estratégias para conseguir aproveitar melhor a sazonalidade de sua empresa.
Você precisa que sua empresa esteja sempre organizada, que você tenha acesso a todas as informações disponíveis. E para isso você precisa de um CRM, um gestor de relacionamento com o cliente. Ele organiza todas suas negociações, funciona como banco de dados para todos os registros e também automatiza muitos processos, aumentando a eficiência de suas vendas.
Hoje a maioria das ferramentas usadas já oferecem relatórios completos de vendas. É seu papel acompanhar esses relatórios, para saber sobre o desempenho de seus vendedores e de sua empresa. Nesses dados você vai, inclusive, saber quais são as datas mais propícias para as vendas.
Não adianta você ter o melhor preço se não consegue uma boa interação com o cliente. Desenvolver meios de ter um bom relacionamento com ele precisa ser o foco de sua empresa. Como atender mais rápido, como saber lidar com suas dúvidas e como superar as resistências. Tudo precisa estar claro no roteiro de vendas e com seus vendedores bem treinados.
Um gestor de vendas online, que reúne todas as informações que você precisa ao seu alcance. Como o banco de dados fica na nuvem, você consegue acessar o LeadStation tanto no celular quanto no computador de mesa. Encontra automações capazes de ajudar a gerar e a gerenciar seus negócios.
Suas vendas sazonais vão ser potencializadas pela organização que o LeadStation vai oferecer ao seu negócio.