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5 Dicas para montar um relatório de vendas de sucesso

5 Dicas para montar um relatório de vendas de sucesso

Um dashboard é um importante meio de visualizar o que está acontecendo em sua empresa e como estão seus resultados. O problema é que números frios não contam toda a história. Números precisam de explicação, de contexto. E para isso, você precisa de um relatório de vendas.

Não adianta o seu foco ser apenas fechar negócios, se você não estiver atento, outras áreas de sua empresa vão começar a sofrer. Seu próprio repertório de vendas pode começar a sofrer, sem você conseguir ter uma visão macro do mercado e sem entender onde direcionar seu foco. Não adianta você saber que vendeu um número X de produtos no mês se você não sabe de onde veio essa demanda.

O que é o relatório de vendas

O relatório de vendas é um documento que apresenta as informações sobre as vendas da empresa

Você encontra no relatório de vendas informações sobre ticket médio, volume realizado, taxa de conversão, performance individual de vendedores e outras. Ele precisa ser desenvolvido por toda a equipe, contando com comentários individuais de cada um.

De posse desses dados você vai encontrar uma versão macro de suas vendas, quem é o público que você está alcançando e quem falta você impactar. Você vai poder desenvolver estratégias para atacar suas fraquezas, públicos que são úteis para você e ainda não foram atingidos. 

Dicas para fazer relatórios de vendas

Confira aqui algumas dicas para fazer relatórios de vendas de qualidade:

1- Conheça seu público-alvo

Saiba quem vai receber seu relatório de vendas

Sabe quando falamos que você sempre precisa saber com quem vai falar quando vai vender? É a mesma coisa quando falamos de apresentação. Você precisa entender a linguagem de quem vai receber esse relatório, sejam seus colaboradores, sócios ou superiores. Eles têm seus interesses, os dados que julgam mais importantes. Leve isso em conta na hora de apresentar.

2- Defina um objetivo

O que você quer mostrar no relatório?

Você está desenvolvendo esse documento por algum motivo. Quer mostrar seu número de vendas em um determinado período? Quer mostrar o desempenho de cada vendedor? Não importa, o importante é ter claro qual é a informação que você quer transmitir em seu relatório. Às vezes um relatório com menos informações, mas mais direcionado, pode ser mais interessante.

3- Qual é o período?

O recorte do período é fundamental para um relatório de vendas

Não adianta você ter um completo relatório sobre suas vendas se ele não é bem delimitado no quesito tempo. Sabe por quê? Porque se ele não for bem específico, você não vai conseguir comparar. Então determine: esse relatório é mensal, vai do dia X ao Y (geralmente 1º ao dia 30/31), ou é trimestral. Inserir dados de outros períodos, que não sejam por comparação, vai tornar seu relatório confuso.

4- Quais vão ser as informações?

Escolha as métricas corretas

Como falamos que é importante saber para quem você vai apresentar o relatório, é importante também definir quais vão ser as métricas que serão apresentadas. Não se esqueça do objetivo visado e não tente abraçar o mundo. Escolha com atenção as métricas mais relevantes para entender o cenário de vendas da sua empresa. Ticket médio, taxa de conversão e número de oportunidades são algumas das mais óbvias, mas sei que seu negócio deve ter mais dados que precisam de atenção. 

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5- Não esqueça que o relatório é dos seus vendedores

O relatório é um esforço conjunto

Sempre procure que todos os seus vendedores participem do processo de criação de um relatório, nem que seja só no estágio inicial. É importante que todos se sintam parte desse relatório, até porque ele vai traduzir uma parte de seus trabalhos. Converse e sempre procure inserir o que eles acham relevante. Afinal, são eles que estão no dia a dia.

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Para um relatório de vendas de qualidade você precisa de um CRM

O CRM é o Gestor de Relacionamento com o Cliente, um software desenvolvido para servir de banco de dados de todas as informações sobre seus clientes. O LeadStation, além de CRM, é um gestor de vendas online, que reúne todas as informações que você precisa na nuvem, podendo ser acessado seja por computador de mesa, seja por dispositivo móvel.

No LeadStation você vai encontrar diversas métricas sobre sua empresa, especialmente sobre suas vendas. Você vai poder fazer dashboards personalizados, capazes de ajudar na produção de relatórios de vendas. E também vai poder integrar o CRM com outras ferramentas, para que sua visão seja ainda mais completa.

Com o LeadStation vai ficar ainda mais fácil fazer um relatório de vendas completo e que atenda às suas necessidades!

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