A pandemia e a crise econômica fizeram com que diversas empresas fechassem, ou que precisassem rever seus processos, buscando fazer mais com menos. Uma das ações que precisaram ser feitas é trabalhar a retenção de clientes. Sua empresa sabe como fazer isso?
Por que essa preocupação com a retenção de clientes neste momento em específico? Porque essa ação vai oferecer diversos benefícios a sua empresa, garantindo que ela se mantenha forte e com um fluxo de clientes e caixa. Porque, como sempre dizemos, é muito mais fácil e barato vender para quem já comprou de você anteriormente. E, no momento de crise, você precisa procurar toda a segurança que puder encontrar.
Quando um negócio trabalha para que os clientes que compraram seu produto ou serviço sigam fidelizados, ele trabalha para que aconteça a retenção deste cliente. O objetivo dessa prática é fortalecer o vínculo entre as partes, para que seja benéfico para ambos que a relação continue.
Essa manutenção do vínculo serve para tentar garantir um fluxo de vendas constante. É um processo de fidelização, em que você precisa trabalhar para manter esse cliente usando seu produto ou serviço.
É preciso determinar também que, apesar de semelhante, retenção não é o mesmo que fidelização. Fidelização faz sim parte da retenção, mas ela envolve um fluxo constante de compra ou uso de serviços, enquanto a fidelização quer dizer que o cliente vai comprar seu produto quando precisar, sem uma periodicidade clara.
Trabalhar pela retenção de seus clientes acaba se tornando uma necessidade nos períodos de crise. Quando o número de vendas cai, é preciso se voltar para opções de segurança, procurando reforçar esse relacionamento. Como falamos antes, ao invés de tentar correr e captar novos clientes, talvez seja mais proveitoso se voltar para seu banco de dados, aqueles que já fecharam negócio com você, onde suas chances de sucesso aumentam.
É preciso lembrar que esse trabalho de retenção não é apenas de sua equipe de vendas. Toda sua empresa precisa trabalhar em conjunto para garantir sucesso nessa missão. O setor de marketing, por exemplo, precisa trabalhar para que as informações cheguem ao público-alvo, depois seu setor de vendas precisa trabalhar para reforçar os laços da retenção. E, por fim, o suporte, ou atendimento, para garantir o sucesso de seu cliente.
Como o LeadStation é um CRM que reúne dados sobre seus clientes. É um gestor de relacionamentos, que armazena informações sobre seus produtos e serviços, bem como os dados cadastrais e as interações que você teve. Ou seja, tudo que passa por você precisa estar registrado no seu CRM. E o LeadStation é o lugar para isso.
Com um cadastro no Leadstation, você vai poder saber quando o cliente comprou, o que ele comprou, quais são seus interesses, qual sua opinião sobre seu produto e outros. Todas essas informações podem ser usadas depois para desenvolver uma estratégia de retenção. Você pode programar envios de e-mails marketing, pode programar ações para que seus vendedores entrem em contato.
O LeadStation é uma ferramenta que pode ser muito útil no dia a dia de sua empresa. Não perca tempo e vamos conversar!