Entre diferentes tipos de venda, existem aquelas que são catalogadas através de quem é o comprador e quem é o vendedor. É uma empresa vendendo para uma pessoa física? Uma empresa vendendo para outra empresa? Ou dois clientes vendendo entre si? Quando falamos de uma “venda B2B”, estamos falando de uma venda de negócio para negócio.
Mas por que existem esses conceitos? Porque formas diferentes de vendas exigem processos diferentes. Vender para uma empresa é muito diferente de vender para uma pessoa física, a negociação e o método é diferente. Se você deseja que seu negócio venda para outros, você precisa entender isso e adaptar toda sua rotina.
Chamamos de venda B2B todas as vendas que são Business to Business, ou seja, de negócio para negócio. São negociações entre duas empresas, que diferem muito daquelas que são realizadas entre uma empresa e o consumidor final. Elas geralmente são vendas complexas.
Geralmente comparamos vendas B2B com aquelas mais convencionais, chamadas de B2C, ou seja business to consumer, ou empresa para consumidor.
Conheça as características de uma venda B2B:
Vendas 2B2 costumam ter o ticket médio mais alto, em relação às vendas B2C. Como são empresas negociando, geralmente os valores envolvidos são mais elevados, seja pela quantidade maior de produtos, seja porque o produto ou serviço vendido é muito maior.
Também comparando com vendas B2C, as vendas B2B possuem um ciclo muito maior. Devido a sua complexidade e aos valores envolvidos, bem como mais pessoas participando do processo decisório, é comum que elas se arrastem por mais tempo do que o normal.
Esse tipo de venda precisa de um perfil específico de vendedor. Ele precisa não só se preocupar com a venda em si, mas também com o sucesso de seu cliente. Precisa ser também um consultor, que busca diagnosticar os problemas e necessidades, para só então oferecer um produto condizente com o que o cliente precisa.
A ferramenta ideal para que sua empresa consiga atingir os resultados desejados, quando se trata de vendas mais complexas, é um CRM capaz de oferecer informações completas. Nós sugerimos o Leadstation, um gestor de vendas online.
Com essa solução, você vai conseguir mapear os pontos de contato com seu cliente, verificar o registro de interações. No seu banco de dados você vai encontrar todas as informações para melhorar suas chances de fechar negócio. Também vai poder fazer lembretes, colocar etiquetas nos clientes e lembretes para não perder oportunidades.
Seja B2B ou B2C, o Leadstation é a solução que sua empresa precisa!