Muitos profissionais evitam entrar em negociações de vendas mais complexas e difíceis, porque elas demandam mais tempo e disposição. O foco dos vendedores costumam ser vendas mais fáceis, que são rápidas e com maior chance de fechar.
Mas o que exatamente é uma venda complexa e por que você precisa estar atento a elas?
Vendas complexas demandam mais tempo, que o vendedor precisa usar de metodologias complexas e processos bem estruturados para ter sucesso. Seu benefício é que o ticket médio desse tipo de venda tende a ser bem maior que o de vendas mais simples.
Para ser bem sucedido nesse tipo de negociação, seu time precisa entender muito bem seu produto, quais são seus diferenciais e benefícios. É o tipo de produto ou serviço que as pessoas não vão comprar porque está em promoção. É preciso agregar valor a ele, para mostrar que ele realmente vai fazer a diferença para seu possível cliente.
O período de espera até o fechamento de uma venda complexa tende a ser muito maior, em relação a uma venda mais simples. São valores e variáveis muito maiores em relação a uma negociação convencional, então o período médio de negociação é maior. O problema é que muitas vezes não é possível para o time de vendas esperar esse tempo todo para conseguir fechar negócio.
Para reduzir esse período, uma estratégia é o uso de tecnologia para melhorar os processos de pré-venda e organizar a jornada de compra do lead. Quanto mais pronto ele chegar na negociação, menos tempo você vai perder apresentando produtos e mostrando a sua dor. Você já vai ter, de preferência, dados valiosos que serão fundamentais no convencimento.
Para isso você precisa de um CRM.
Para garantir que sua empresa tenha capacidade de organizar seus processos e automatizá-los, é preciso usar um CRM. Nós recomendamos o Leadstation, nosso gestor de vendas online. Ele possui capacidade de armazenar informações sobre seus leads em seu banco de dados, que fica disponível na nuvem.
Com a linha do tempo e etiquetas, você consegue acompanhar todo o processo da oportunidade. Todo o conteúdo que consumiu, sempre que entrou em contato. Isso, para uma negociação que demanda mais tempo, é fundamental. Você não perde tempo procurando registros, eles estão em um único lugar, e você pode ver tudo através de um dispositivo móvel.
O Leadstation pode fazer a diferença para o seu negócio. Vamos conversar?
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