Apesar das constantes inovações e mudanças no uso de ferramentas de marketing digital, especialmente do e-mail marketing, ainda existe quem acredite que quanto maior a lista, melhores serão os resultados. Então muitos ainda acreditam que uma lista com contatos cada vez maior é uma métrica que demonstra que suas estratégias estão sendo bem sucedidas.
O problema de acreditar que uma lista de tamanho considerável é uma métrica de sucesso é que isso pode gerar resistência a higienizações de contatos. O que é problemático, visto que isso eleva o número de bounces, não entrega, taxa de spam e outros.
Provedores estão cada vez mais atentos no quão engajados estão suas listas de contatos. Caso sua lista tenha muitos contatos inativos, o Gmail, a Microsoft ou outro provedor vão penalizar seus envios. Com isso seu engajamento vai cair ainda mais.
Se sua empresa não tem costume de não realizar campanhas de higienização, talvez seja hora de uma campanha de reengajamento. De acordo com o Lookbook de E-mail Marketing de 2018 da Return Path, as mensagens de “reconquista” viram uma taxa de leitura de 20% em média, indicando que elas são frequentemente bem recebidas.
Seu e-mail de reengajamento deve oferecer um motivo para o cliente abrir e oferecer conteúdo com valor para seus clientes.
Para atingir esse resultado, é preciso fazer testes, mudar abordagens. Descobrir o que funciona com seu público, se é melhor oferecer benefícios, ou basta convocar para novas atividades. Até o momento de envio também precisa ser pensado e estudado, para garantir que atinja o número correto de clientes.
É preciso higienizar seus contatos de tempos em tempos. E de tempos em tempos significa alguns meses, no máximo seis. Deixar um contato parado por 12 meses, por exemplo, é pedir para que seu reengajamento seja praticamente impossível. Quanto antes você trabalhar para recuperar o cliente inativo, melhor.
Se sua empresa não possui nenhuma prática de reengajamento no momento, cuidado para como e quando você começar. Enviar um e-mail marketing para todos seus clientes desengajados pode ser terrível, vai causar problemas com os provedores.
Crie um planejamento mais detalhado, criando segmentações e listas de interesses. Use as informações sobre seus clientes para planejar como trabalhar no reengajamento deles. Assim você não se arrisca a ter problemas com seu provedor.
Ele é uma ferramenta de marketing digital que realiza disparo de e-mails. Com ele é possível programar e enviar e-mail marketing, enquanto se produz fluxos de automação e listas de segmentação, tudo de maneira fácil e descomplicada.
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