Email Marketing
Como usar o e-mail marketing na nutrição de leads

Como usar o e-mail marketing na nutrição de leads

O primeiro passo para a venda online é conseguir converter o usuário em lead. Depois disso, você precisa converter o lead para que ele feche a venda. Mas como converter esse lead? Através da nutrição, que é feita especialmente via e-mail marketing.

O que é nutrição de leads?

Quando uma pessoa se torna uma lead, não quer dizer que ela está pronta para fechar negócio

Por isso existe o conceito da jornada de compra, que o lead precisa percorrer até estar pronto. Seu trabalho é ajudá-lo a percorrer esse caminho. Como você faz isso? Com a nutrição de leads.

Nutrir um lead é enviar conteúdo e material para o lead, informando-o sobre o seu problema. É mais do que só enviar promoções ou catálogos de produtos. É realmente atender as necessidades do usuário, tentar entender seu problema e dar sugestões para sua resolução. Óbvio que o objetivo final é a venda do seu produto ou serviço, mas esta dá em um segundo momento. 

A importância da nutrição

Por que focar em responder dúvidas e resolver problemas? Porque aí o usuário deixa de enxergar você e sua empresa como um vendedor, alguém preocupado apenas no lucro, e sim em alguém realmente interessado no bem estar. E caso demonstre conhecimento sobre sua área de atuação, será considerado uma autoridade. Esse é o objetivo: ser uma autoridade.

Pessoas compram de autoridades. Se eles acreditarem que você é uma autoridade em sua área, eles vão comprar mais, e gastando mais dinheiro, do que fariam se você não fosse essa autoridade.

Por que o e-mail marketing é uma importante ferramenta de nutrição

O e-mail marketing se torna uma ferramenta importante na hora da nutrição porque oferece opções para os diferentes estágios da jornada de compra. Vão desde os e-mails pré-programados para quem preencher formulários e se tornar o lead até e-mails diretos para o cliente, na hora de fechar o negócio. 

O CRM como aliado dos e-mails

Para conseguir uma boa nutrição, é importante um registro sólido das informações

Para esse registro, um CRM é uma importante ferramenta. Como ele reúne as principais informações sobre seus clientes e oportunidades, seu uso garante que você sempre envie o conteúdo correto para o contato correto.

A Leadstation possui o CRM Leadstation, nosso gestor de vendas online. Ele é um software de fácil uso, que permite que você acompanhe a linha do tempo da oportunidade, sabendo quando e como o lead primeiro entrou em contato com você, e quais foram as interações posteriores. Ele também possui uma ferramenta de disparos de e-mails automatizados, para conseguir os melhores resultados.

A importância da automatização

O e-mail marketing é tão importante para a nutrição de leads porque ele automatiza envios, fazendo com que determinados contatos recebam só as mensagens que eles devem receber. Essa programação vai manter o usuário recebendo material direcionado para ele até atingir determinado nível na jornada que permita sua conversão

Seria impossível, ainda mais com um grande número de clientes e oportunidades, conseguir nutrir de maneira satisfatória a todos eles. Por isso a automação é importante, para conseguir que um programa faça esse trabalho, poupando você e sua equipe. Claro, é preciso programar o sistema para que os envios sejam corretos, mas a chance de erro, de esquecer alguém, reduz em muito.

O Mailtop

Nós da Leadstation indicamos o Mailtop como ferramenta de disparo de e-mails. É uma ferramenta de fácil uso, que funciona através de puxar e arrastar. Possui uma longa lista de templates e banco de imagens, para que você consiga personalizar suas mensagens.

O e-mail marketing é a principal ferramenta de nutrição de leads. Com ele, você vai ver que mais usuários vão percorrer a jornada de compra e vão fazer mais compras.

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