Um dos grandes objetivos do marketing digital é converter o lead, fazer com que ele feche negócio. Foram desenvolvidas estratégias para entender esse processo, e facilitar seu trabalho. Uma dessas estratégias é o uso do Lead Scoring.
O Lead Scoring é uma metodologia para ranquear seus contatos, conferindo pontos para seus clientes para medir seu envolvimento com sua empresa. Esse método permite que você determine as ações que o lead tomou em relação com sua empresa. Número de visitas, aberturas de e-mails, cliques e outras.
Cada interação do cliente dá determinados pontos. Conforme o cliente avança nos pontos, você tem uma noção do interesse dele. Quando ele atinge determinadas marcas, você sabe que é o momento de tentar o negócio.
Com o score disponível, é mais fácil para seus vendedores focarem nos leads que estão mais preparados para a venda. Com base no score você sabe quem está interagindo, quem está no momento correto de abordar, e quem precisa de mais tempo para ficar preparado para iniciar negociação.
Enquanto os vendedores conseguem saber, pelo Lead Scoring, quantos pontos cada lead fez, sua equipe de marketing consegue determinar quais as características mais desejadas e importantes nas oportunidades. Cruzando os dados, é possível ver o que as oportunidades têm de comum, e o que é preciso para trazer novas oportunidades. Com isso, o objetivo é entregar leads com mais condições de fechar.
Praticar o Lead Scoring permite uma integração entre os times de venda e marketing de sua empresa. Ambos os times conseguem ver quais são os fatores importantes para os leads, o que deve ser considerado quando é feito o método do score. Os setores podem se aproximar para entender como melhorar esse trabalho.
Como seus vendedores estão focados em negociação com quem demonstra mais interesse sobre sua empresa e seus produtos, a tendência é que os resultados sejam melhores. Sua empresa direciona esforços para oportunidades mais maduras, o que reduz o tempo de negociação e aumenta a chance de fechamento. Afinal, se o lead já consome seu material — seja ele blog, vídeo, podcast ou outro — ele já foi nutrido o bastante para estar preparado para negociar, com maiores chances de fechar em relação a um que não consome seu material.
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A importância do conteúdo na nutrição de leads
O Mailtop é a ferramenta de marketing digital focada em e-mail marketing que é recomendada pelo Leadstation. Ele possui uma função de Lead Score por campanha. Quando você cria a campanha, você determina quantos pontos quer que o usuário receba em cada evento, sejam positivos ou negativos.
Você pode acompanhar também a pontuação dos seus contatos na sua linha do tempo. Basta acessar o perfil de cada contato, você vê os pontos e quais eventos geraram aquela pontuação.
Agora você já sabe o que é o Lead Scoring e como usá-lo no Mailtop, comece a fazer testes.