Automação de e-mail marketing, você precisa conhecer

E-mail marketing é uma das mais importantes ferramentas de marketing digital. Um canal que permite um contato direto com leads e clientes, capaz de criar, manter ou mesmo retomar laços. Usado corretamente, possui o melhor custo benefício do mercado. Mas para explorar todo esse potencial, é preciso usar automação das mensagens.

Estratégias de e-mail marketing não são desconhecidas para aqueles que praticam o marketing digital. Se essas estratégias forem usadas corretamente, é possível criar um relacionamento longo e sólido com seus leads. A automação do e-mail marketing é uma ferramenta para ajudar a atingir esses resultados.

O que é a automação de e-mail marketing

A automação de e-mail marketing é a prática de usar tecnologia para automatizar processos e envios. Com isso, são reduzidos os trabalhos manuais e a presença humana. Com menos presença humana, os trabalhos ficam mais ágeis, permitindo a sua equipe se concentrar em outras demandas.

A automação é usada principalmente na nutrição de leads. Permite que você se mantenha próximo de todos os clientes, para não perder o vínculo, enquanto envia mensagens que estejam de acordo com o perfil de cada cliente.

Como saber quando automatizar?

Já que existe a possibilidade de automatizar, quer dizer que eu não preciso mais mandar e-mails? Não, não é isso. É importante saber que existem mensagens que é melhor escrever pessoalmente. Em outras, porém, é melhor programar e deixar que o sistema encaminha.

Quando automatizar?

Enviar e-mail marketing automatizado é a melhor opção quando podemos usar mensagens mais genéricas. Uma mensagem de boas vindas, de registro de newsletter. Um e-mail de conversão, por exemplo. O importante é que sejam mensagens mais neutras, que encaixem para diferentes clientes.

Para melhorar sua estratégia de marketing digital, é possível usar customizar uma jornada de compra, em que o usuário recebe determinadas mensagens de acordo com sua etapa na jornada. Seu avanço vai trazer novas mensagens, até ele completar a venda, e depois.

Essa é a melhor maneira de usar automação: como parte de um processo. O cliente entra em um fluxo de mensagens, vão se sucedendo para que ele seja nutrido, informado, até ele decidir fechar negócio. Claro que esse não é um trabalho fácil, mas pode fazer toda a diferença.

Quando enviar e-mails pessoalmente

Você deve seguir enviando e-mail marketing para seus clientes quando se trata de algo pontual e pessoal. Esse tipo de comunicação precisa seguir com um toque pessoal.

Outro tipo de e-mail que é melhor não automatizar são aqueles hipersegmentados. Se você precisa enviar uma mensagem para um público muito específico, composto por poucas pessoas, é melhor escrever e enviar esse e-mail específico. O trabalho de segmentá-lo não compensaria o número de envios.

O Mailtop

A ferramenta de e-mail marketing indicada pelo Leadstation é o Mailtop. Ela possui um sistema de fácil uso, que permite que você personalize seus e-mails apenas clicando e arrastando. Sua ferramenta de disparo permite selecionar os contatos de sua lista, antes do envio.

Uma das vantagens do Mailtop é sua variedade de opções. Um banco com diversas imagens e templates disponíveis, é possível personalizar seu e-mail da maneira que melhor parecer.

O uso da automação do e-mail marketing pode ser fundamental para melhorar os resultados de sua empresa. Poupa tempo de seus colaboradores e pode ser o canal para nutrir leads e reforçar o relacionamento com seus clientes.