Na jornada de compra, o primeiro passo para fazer a venda sempre é transformar o usuário em lead. Quando isso acontece, muitos podem pensar que a venda já está encaminhada, que é só entrar em contato e fechar. Infelizmente, isso dificilmente é verdade. Muitas vezes é preciso nutrir esse lead, e o conteúdo pode ser seu principal aliado nisso.
O lead é o usuário que, de alguma maneira, aceitou receber seu material. Para se classificar como lead, ele precisou preencher um formulário, assinar uma newsletter ou outro. É alguém que deu um passo para entrar em contato com você.
Mesmo esse passo dado não quer dizer que ela está pronta para comprar. Quer dizer apenas que ela deu seu primeiro passo na jornada de compra. Ela já está no funil de vendas.
Menos de dez porcento das pessoas que se tornam leads estão já prontas para comprar. Elas precisam de mais informações, serem convencidas. Esse material que é enviado para o lead é chamado de nutrição.
Muitas vezes o lead não tem as informações necessárias para fazer a compra. Ele pode suspeitar que tem um problema, mas ainda não tem o conhecimento necessário para saber qual é a solução. Ou talvez possua uma ideia do que pode ajudá-lo, mas está considerando diferentes opções.
Nutrir o lead é garantir que ele receba informações para entender melhor seu problema, e quais são as possíveis soluções. Não se trata apenas de oferecer seu produto, mas realmente enriquecer o conhecimento do lead.
No inbound marketing, o objetivo não é só empurrar seu produto para o cliente. É que ele veja você e sua empresa como autoridades na área. Acreditando em seu material, vai ser mais fácil que ele compre o seu produto, e até volte a você diversas vezes.
Uma das principais estratégias para mostrar sua expertise é fazer conteúdo sobre determinado assunto. Quanto mais rico e completo ele for, mais ele ganhará a atenção de quem está lendo. E essa qualidade vai refletir no conceito que o público possui de sua empresa.
Quando falamos de conteúdo, é importante ressaltar que não se trata apenas de textos de blog. Vídeos, postagens em redes sociais, podcast, e-mail marketing… Todo o material que você cria com o intuito de informar o usuário é importante. O foco deve ser na autoridade.
O Leadstation é um CRM de fácil uso, um gestor de leads capaz de acompanhar todo o processo de venda. Com ele é possível reunir informações sobre seu lead e usá-las para ajudar na conversão.
Auxiliado com o Mailtop, nossa ferramenta de disparo de e-mail marketing, importante para ajudar na nutrição, devido a sua facilidade na criação e envio de mensagens personalizadas. O Mailtop possui templates e banco de imagem já preparado
Usar esse conteúdo na nutrição pode ser fundamental para converter o lead. O importante é mostrar a autoridade que você é em seu campo. Assim sua marca vai ficar cada vez mais forte, e os clientes cada vez mais confiantes para comprar de você!