Você sabe o que é um funil de vendas?

Se sua empresa está entrando no mundo do marketing digital, é preciso se acostumar com uma série de novos termos, novas práticas e novos conceitos. E um conceito muito usado, quando falamos de estratégias de marketing digital, é o de funil de vendas. Como levar seu cliente através dele, como fazer entrar… Mas o que é esse funil, afinal?

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico que retrata a jornada do cliente. Através dele é possível acompanhar o cliente desde seu primeiro contato com sua empresa até a concretização do negócio, e por vezes até depois. 

Chamado também de “pipeline”, ele representa o caminho percorrido até a realização da compra. Esse processo é composto por um conjunto de etapas e gatilhos, que dão suporte a essa jornada.

Como funciona o funil de vendas?

O processo de compra não é homogêneo. Ele consiste em diversas etapas, em diversas idas e vindas. As ações que ele toma mostram em qual etapa que ele está da jornada de compra.

É bem fácil reconhecer se o cliente está ou não maduro. O cliente que apenas ouviu falar de seu produto, muito provavelmente está apenas no topo do funil. Já o cliente que leu a respeito, já viu as avaliações e conhece outros candidatos, está no fundo. Mas o que é topo e fundo de funil?

Entenda as etapas do funil de vendas

Quando falamos de funil de vendas falamos de uma estrutura que possui três partes bem definidas. Conheça-as:

1- Topo do funil (ou Consciência)

A primeira etapa do funil de vendas é o seu topo. Ali o usuário descobre sua necessidade. Por isso o nome da etapa é consciência, porque antes ele era indiferente ao seu problema, agora é o momento que ele percebe sua condição.

O papel de sua empresa, nessa etapa, é ajudá-lo a descobrir esse problema. Para isso, forneça materiais para que ele consiga entender melhor o seu problema. É aqui que o usuário se transforma em um lead, que ele toma contato com o seu negócio. Estar presente nesse descobrimento pode ser fundamental para que ele depois feche com você.

2- Meio do funil (ou Reconhecimento)

No meio do funil, o usuário já percebeu que tem um problema. Ele não só já está ciente de sua condição como também já se informou a respeito. Consumiu material, seja seu ou de outras empresas, em busca de uma solução.

Por isso essa etapa é chamada de “reconhecimento”. Agora que ele já reconheceu que tem o problema, ele está considerando uma solução. O seu trabalho é ajudá-lo nesta consideração.

Agora você está, provavelmente, lidando com um lead. Alguém que já está recebendo seu material. Seu trabalho é ajudá-lo a resolver esse problema, seguir nutrindo esse lead. Para isso, siga mandando conteúdos, não mais amplos, mas falando sobre o seu problema, dando sugestões de como você pode resolvê-lo.

3- Fundo de funil (ou Decisão)

Aqui o seu lead está qualificado. Ele já trilhou todo o caminho, desceu todo o funil. Ele sabe que tem um problema e sabe qual é a solução. Seu papel é fazer ele perceber que o seu produto é a melhor solução disponível no mercado.

É aí que todo o trabalho realizado anteriormente acaba valendo a pena. Se você fez tudo certo, o lead o considera uma autoridade na área. O que você fala tem peso, valor. Use isso, mostre os seus diferenciais, mostre porque você é o parceiro perfeito.

Agora você sabe o que é o funil de compra. Esse conceito vai ajudar em todas suas estratégias de marketing digital, em todas as áreas e ferramentas. Até mais e boas vendas!

Veja mais

5 formas de converter leads com estratégias digitais

O que é o inbound marketing